Brasil envia 100 toneladas de medicamentos à Venezuela

Foto: Divulgação/Redes Sociais

O governo brasileiro anunciou nesta quinta-feira (8) o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos de saúde para a Venezuela, em resposta à destruição do maior centro de distribuição do país vizinho durante a invasão militar dos Estados Unidos no último sábado (3). A primeira remessa, de 40 toneladas, atenderá prioritariamente cerca de 16 mil pacientes em tratamento de hemodiálise.

O ataque norte-americano resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cília Flores. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a doação não compromete os estoques brasileiros, que estão seguros, e lembrou que a Venezuela forneceu oxigênio ao Brasil durante a crise da covid-19. "Podemos ser solidários com o país vizinho", disse.

Em carta à ministra da Saúde venezuelana, Magaly Gutiérrez, Padilha reforçou o apoio do Brasil para garantir a assistência à saúde dos venezuelanos. Os insumos, que incluem medicamentos de uso contínuo, filtros, cateteres e soluções para hemodiálise, foram doados por hospitais universitários e filantrópicos de todo o Brasil.

As 100 toneladas de doações ficarão armazenadas no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), até o envio total. A ação humanitária visa apoiar a população venezuelana em meio à grave crise sanitária provocada pelo ataque.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem