Lula diz que Brasil está pronto para o fim da escala 6x1 e defende redução da jornada de trabalho

Foto: Divulgação/Redes Sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está preparado para acabar com a escala de trabalho 6x1 (seis dias trabalhados por um de descanso) e redução da jornada semanal. A declaração foi dada durante um café da manhã com jornalistas nesta quinta-feira (18). Questionado sobre o tema, o presidente afirmou: "Não existe um único argumento que possa dizer que a sociedade brasileira não está pronta. Porque se nos anos 1980 a gente já queria reduzir a jornada de trabalho, e já faz 45 anos, temos que medir os avanços tecnológicos desses 45 anos".

A proposta está em tramitação no Congresso. Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho semanal das atuais 44 horas para 36 horas. Para virar lei, o texto ainda precisa ser aprovado no plenário do Senado, passar pela Câmara dos Deputados e, por fim, ser sancionado ou vetado pelo presidente.

Para o cientista político Felipe Nunes, sócio-fundador do instituto de pesquisas Quaest, o tema será central no debate político do próximo ano. "As pessoas estão muito cansadas, trabalhando demais, frustradas e querendo uma vida mais flexível. Por isso, a escala 6x1 é um debate que, na minha visão, vai ser fundamental para a eleição de 2026", avaliou.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem