![]() |
| Foto: Divulgação/Agência Brasil |
A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, realizou com sucesso o primeiro voo de seu protótipo em escala real de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O teste não tripulado foi realizado na sexta-feira (19) em Gavião Peixoto (SP). A aeronave executou um "hover flight", manobra em que permanece imóvel no ar, mantendo altitude e posição sobre um ponto fixo. A empresa afirmou que os sistemas essenciais testados, como o controle de voo por computador (fly-by-wire) de quinta geração e os rotores para voo vertical, funcionaram conforme o esperado.
Segundo o diretor de tecnologia da Eve, Luiz Valentini, o protótipo "se comportou exatamente como previsto". O plano agora é expandir os testes ao longo de 2026 para alcançar voos totalmente sustentados pelas asas, realizando centenas de voos como parte do processo de certificação.
O projeto é financiado pela Finep, agência de fomento do governo federal, no programa Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável, com cerca de R$ 37 milhões em subvenção. O presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, disse que a iniciativa posiciona o país na liderança global da mobilidade aérea urbana sustentável.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.