Aneel anuncia bandeira tarifária verde para janeiro de 2026; contas de luz ficarão mais baratas

Foto: Divulgação/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que o mês de janeiro de 2026 começará com a bandeira tarifária verde, o que significa que não haverá nenhum custo extra nas contas de luz da população.

 A agência reguladora explicou que, embora o período chuvoso tenha começado com precipitações abaixo da média, novembro e dezembro mantiveram o volume de chuvas e o nível dos reservatórios das hidrelétricas de forma geral. "Em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais", disse a Aneel.

A medida segue uma redução já aplicada neste mês de dezembro, quando a bandeira passou de vermelha patamar 1 (R$ 4,46 por 100 kWh) para amarela (R$ 1,885 por 100 kWh). O Ministério de Minas e Energia destacou que a bandeira verde reflete um cenário de segurança energética, sem necessidade de acionamento intensivo de termelétricas – que têm custo mais alto e emitem gases de efeito estufa.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, indica os custos variáveis da geração de energia. Sob a bandeira verde, não há acréscimo na conta. As bandeiras amarela e vermelha acarretam cobranças extras a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem