![]() |
| Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe |
Santa Cruz do Capibaribe dá mais um passo rumo à concretização de um dos maiores avanços na história da educação do município. Nesta sexta-feira (07), o Ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito Helinho Aragão, o vice-prefeito Flavio Pontes, o Deputado Federal Felipe Carreras e o Reitor do IFPE José Carlos de Sá Júnior, assinaram a ordem de serviço para o início efetivo da obra de construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
A chegada do Instituto Federal representa uma conquista histórica para Santa Cruz do Capibaribe. Mais que uma obra, é um marco de transformação social, que proporcionará acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, ampliando as oportunidades de qualificação profissional, ensino técnico e superior para os jovens da cidade e de toda a região.
Da articulação à realidade: entenda como Santa Cruz conquistou o Instituto Federal
A conquista do Instituto Federal para Santa Cruz do Capibaribe é resultado de um trabalho articulado que começou oficialmente em dezembro de 2023. Na ocasião, o então prefeito Fábio Aragão e o deputado federal Felipe Carreras estiveram em Brasília, onde se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana. Durante o encontro, foi apresentado o pleito pela instalação de um campus no município, destacando sua importância para a cidade e para todo o Polo de Confecções do Agreste.
O avanço veio poucos meses depois. No dia 12 de março de 2024, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente da República anunciou oficialmente a instalação do Instituto Federal em Santa Cruz do Capibaribe. Um momento histórico que garantiu à cidade a inclusão no maior programa de expansão da educação federal no país.
Dando sequência ao processo, no dia 11 de abril de 2025, durante nova agenda com o ministro Camilo Santana, foi reafirmado ao deputado Felipe Carreras o compromisso com a implantação do campus. Na ocasião, o ministro informou que a licitação estava em fase final, com o terreno já garantido e um modelo construtivo que prioriza rapidez e eficiência, garantindo agilidade na entrega da obra.
No dia 10 de setembro, foi anunciada a empresa vencedora da licitação para execução da obra: a BWS Construções Ltda CE, responsável por tirar do papel esse grande projeto que vai mudar a história da educação em Santa Cruz do Capibaribe.
Agora, com a assinatura da ordem de serviço nesta quinta-feira (07), o sonho começa a se tornar realidade. A partir de agora, Santa Cruz do Capibaribe se prepara para ver, muito em breve, o início das obras de um equipamento que transformará o presente e o futuro da educação no município e em toda a região.
Essa conquista é fruto de uma grande união de esforços entre o prefeito Helinho Aragão o deputado federal Felipe Carreras, o vice-prefeito Flávio Pontes, o ex-prefeito Fábio Aragão, o deputado estadual Diogo Moraes, o ex-prefeito e ex-deputado federal José Augusto Maia e os vereadores da cidade.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.