A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, foi 90% destruída após ser atingida por um tornado com ventos de até 250 km/h. Ao menos seis pessoas morreram.
O que aconteceu
Prefeito disse que município terá de ser "reconstruído" com o apoio das gestões estatal e federal. Sesar Bovino (PSD) afirmou ter levado um "choque muito grande" quando chegou ao pronto-socorro do hospital da cidade na noite de ontem. O prefeito deu entrevista à Rádio Itapuã na manhã de hoje.
Tornado com ventos de mais de 250 km/h matou seis pessoas no Paraná. Cinco vítimas foram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, na mesma região. O fenômeno também deixou centenas de feridos, sendo nove em estado grave.
Cerca de 90% das casas e prédios comerciais da cidade foram atingidos. Mais cedo, a estimativa era de que de "80% a 90%" da cidade havia "colapsado", segundo o Coronel Hudson, secretário da Segurança Pública do Paraná, em entrevista à TV Globo.
O número de pessoas desabrigadas está sendo contabilizado. "Estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias", declarou o governador Ratinho Junior (PSD), ao comunicar decreto de estado de calamidade pública (veja abaixo mais informações sobre os alojamentos).
Com o decreto, é possível a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.