Morre Toinho de Zé Néo, ídolo histórico do Ypiranga, aos 86 anos

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Faleceu na tarde desta quinta-feira (14), aos 86 anos, Antônio Silva, conhecido como Toinho de Zé Néo, figura lendária do futebol de Santa Cruz do Capibaribe e reconhecido como o atleta que mais tempo defendeu o Ypiranga, permanecendo no clube por 23 anos.

A trajetória de Toinho no time azul e branco começou em 1957, quando tinha apenas 17 anos e o clube ainda era amador. Atuou inicialmente como ponta-direita, mas ao longo da carreira desempenhou quase todas as posições em campo, exceto a de goleiro. De baixa estatura, costumava dizer que essa característica o favorecia no desempenho: “Isso contribuiu muito, pois eu fazia de tudo dentro de campo”.

Entre as lembranças mais marcantes, destacava-se o jogo contra o Central de Caruaru, em 1972, durante a inauguração do antigo túnel do Estádio Otávio Limeira Alves. A partida terminou empatada em 2 a 2 e entrou para a história do clube.

O vínculo de Toinho com o Ypiranga ia muito além das partidas. Com simplicidade e dedicação, levava os uniformes dos atletas para casa, onde sua esposa cuidava da lavagem. “Isso tudo era por amor que eu tinha ao Ypiranga”, dizia.

Ídolo da torcida e símbolo de entrega e paixão pelo esporte, Toinho de Zé Néo deixa um legado inestimável para o futebol local. Após pendurar as chuteiras, atuou por vários anos como porteiro da Escola Estadual Padre Zuzinha, em Santa Cruz do Capibaribe, sempre mantendo viva sua ligação com a comunidade.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem