![]() |
| Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Foto: Divulgação |
A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com sede em Garanhuns, aprovou, de forma unânime, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi tomada na última sexta-feira (11) durante reunião do Conselho Superior pro tempore, instância máxima da instituição.
Segundo o presidente do conselho, professor Airon Melo, a homenagem é um reconhecimento direto à contribuição de Lula para a ampliação e interiorização da rede federal de ensino superior, processo que viabilizou a criação da UFAPE, fundada em 2018.
“Entendo essa concessão como um gesto de reconhecimento da UFAPE àquele que esteve à frente de governos que se empenharam na promoção da interiorização e ampliação da rede federal de ensino superior”, afirmou Airon Melo.
Este será o primeiro título de Doutor Honoris Causa concedido pela universidade desde sua fundação. A data para a cerimônia oficial de entrega ainda não foi divulgada.
Sobre a honraria
O título de Doutor Honoris Causa é a mais alta distinção concedida por universidades brasileiras a personalidades que tenham contribuído de forma notável para o avanço da ciência, das artes, da cultura ou da promoção do bem-estar social, mesmo que não possuam formação acadêmica nas respectivas áreas. Na UFAPE, a concessão segue os critérios estabelecidos pela Resolução nº 04/2024 do Conselho Superior pro tempore, que também regulamenta outras honrarias acadêmicas da instituição.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.