![]() |
Foto: Divulgação |
Com patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal, festa reuniu manifestações culturais, shows regionais e ações de valorização do patrimônio cultural
Chegou ao fim mais uma edição do São João de Agrestina, evento que, ao longo de um mês de intensa programação, celebrou as tradições nordestinas por meio de atividades culturais, shows e ações de preservação da identidade local. Realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal, a festividade teve como palcos principais os polos oficiais da Sanfona, da Tradição e o Forró no Sítio.
Na Praça Padre Cícero, os polos Sanfona e Tradição acolheram apresentações para públicos de todas as idades, com repertório que foi do tradicional forró pé de serra às vertentes voltadas para a juventude. Já o Forró no Sítio levou música e cultura às comunidades rurais de Barra do Chata, Barra do Jardim, Santa Tereza e Cruz de Água Branca, descentralizando o acesso às celebrações.
A programação cultural incluiu ainda o Desfile Junino, o Forró da Melhor Idade, o 4º Encontro de Bacamarteiros e a tradicional Agrestidrilha, eventos que mobilizaram a população e fortaleceram a identidade cultural do município. A presença dos bacamarteiros — símbolo das festas juninas e patrimônio imaterial do Nordeste — deu o tom das tradições centenárias que marcam o período.
A estrutura do evento também se destacou. Cerca de 80% do Pátio de Eventos foi coberto, oferecendo mais conforto e segurança aos forrozeiros. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, essa foi uma decisão estratégica da gestão municipal. “Agrestina é a única cidade da região e uma das poucas em Pernambuco a oferecer uma cobertura desse porte. Isso demonstra o cuidado que temos com o bem-estar do público”, afirmou.
A segurança foi reforçada com a atuação conjunta da Polícia Militar, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e sistema de monitoramento eletrônico, garantindo tranquilidade durante os festejos.
O São João de Agrestina também teve espaço para ações de responsabilidade social e ambiental. Equipes de catadores atuaram na coleta seletiva, contribuindo para a limpeza do evento e gerando renda para diversas famílias. A coleta específica de materiais cortantes, como vidros, também foi realizada, priorizando a segurança dos frequentadores e a preservação do meio ambiente.
Ao fazer um balanço da edição 2025 do evento, o prefeito Josué Mendes destacou a importância da iniciativa. “Encerramos esta edição com a satisfação de ver Agrestina mantendo vivas as tradições juninas, ao mesmo tempo em que abrimos espaço para novos públicos e expressões culturais. Seguiremos fortalecendo essa identidade que é do povo nordestino e da nossa cidade”, afirmou.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.