Presidente Lula sanciona lei que proíbe uso de animais em testes para cosméticos e produtos de higiene

Imagem Ilustrativa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quarta-feira (30) a lei que proíbe o uso de animais em testes laboratoriais destinados ao desenvolvimento de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. A assinatura ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Durante o evento, Lula declarou que a nova legislação “defende a soberania animal” e ressaltou que “as criaturas que têm como habitat natural o planeta Terra não vão ser mais cobaias de experiências nesse país”.

A nova norma estabelece que, no prazo de até dois anos, as autoridades sanitárias deverão adotar medidas para assegurar o reconhecimento e a disseminação de métodos alternativos aos testes em animais. Também deverão ser implementadas ações de fiscalização quanto ao uso de dados obtidos por meio de práticas agora proibidas.

A legislação permite que produtos e ingredientes desenvolvidos antes de sua entrada em vigor continuem sendo comercializados. No entanto, a partir da vigência da lei, todos os novos itens estarão impedidos de serem testados em animais.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem