![]() |
| Foto: Divulgação/Secretaria de Defesa Social de Pernambuco |
O Estado de Pernambuco atingiu, em junho de 2025, um marco expressivo no combate à violência: 14 meses consecutivos de redução nas Mortes Violentas Intencionais (MVI). Com 251 ocorrências registradas, o mês teve queda de 1,2% em relação a junho de 2024 e tornou-se o segundo melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2004.
A redução foi observada em praticamente todas as regiões do estado, com destaque para a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os resultados são fruto da integração entre as forças de segurança, do uso de inteligência policial e da atuação estratégica nos territórios.
Além da queda nos homicídios, o estado também avançou em outros indicadores. Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) alcançaram o segundo menor índice para um mês de junho, totalizando 3.563 ocorrências. No recorte específico de furtos de veículos, houve uma redução de 8,1%, com 54 casos a menos que no mesmo período do ano passado.
Ao todo, foram recuperados 654 veículos, o que representa 42,44% do total subtraído. Também houve queda de 7,4% nos roubos e furtos de celulares, reflexo de ações ostensivas e do fortalecimento do programa Alerta Celular, que tem auxiliado na identificação de suspeitos e na devolução de aparelhos às vítimas.
“O caminho está traçado com integração, uso estratégico de dados, tecnologia e, acima de tudo, compromisso com a vida e com a paz social no nosso estado”, reforçou o secretário Alessandro Carvalho.
.jpeg)
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.