![]() |
Foto: Divulgação/Phillipe Jonathan |
O Hospital Regional do Agreste (HRA) firmou uma parceria com o Hemope em uma mobilização conjunta para incentivar a doação voluntária de sangue em Caruaru. A ação busca reforçar os estoques do banco de sangue, especialmente neste mês de junho, período em que o volume de atendimentos de urgência costuma aumentar por conta das festividades juninas.
Segundo o diretor médico do HRA, Frank Lima, a iniciativa é estratégica tanto para o Hemope quanto para o hospital. “A ação beneficia o Hemope e também o próprio HRA, uma vez que somos referência em cirurgias de emergência e precisamos manter o banco de sangue abastecido, especialmente neste mês de festas na nossa região, quando o atendimento de urgências e emergências aumenta consideravelmente”, explicou.
A campanha ocorre em sintonia com o Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. A iniciativa também marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, uma data instituída pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005 como forma de agradecimento aos doadores e estímulo à solidariedade.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue com regularidade — o equivalente a cerca de 14 a cada mil habitantes. Apesar de estar dentro do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ainda é considerado insuficiente para atender à crescente demanda dos serviços de saúde.
“Com essa ação, o HRA reforça seu compromisso com a saúde pública e convida toda a população de Caruaru e região a aderir à campanha e salvar vidas com um gesto simples, voluntário e solidário”, destacou Ítala Gomes, diretora-geral do hospital.
Requisitos para doação de sangue:
-
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis);
-
Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60;
-
Apresentar documento oficial com foto (físico ou digital);
-
Pesar no mínimo 50 kg;
-
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
-
Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação).
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.