Em uma votação considerada histórica, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei do Executivo nº 20/2025, que autoriza a Prefeitura a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, por meio do programa FINISA, no valor de até R$ 91 milhões.
Os recursos provenientes do financiamento serão destinados à construção do novo hospital público municipal, à implantação de uma via expressa, à edificação de um novo matadouro público, à pavimentação de vias urbanas e à revitalização e cobertura do canal localizado no centro da cidade.
Durante a sessão, os 17 vereadores presentes votaram individualmente e justificaram seus posicionamentos. O presidente da Casa, Augusto Maia (MDB), destacou o caráter simbólico da aprovação, ao relembrar tentativas anteriores frustradas por divergências políticas:
“Ao longo desses nove anos que estou como vereador, compreendi que os momentos definem como serão as votações. Na legislatura passada, quando tínhamos a minoria dos votos e a disponibilidade para dialogar, como o então prefeito Fábio propôs, prevaleceu o interesse político. O que mudou foi o recado claro da população sobre como os vereadores deveriam se posicionar quando esse momento chegasse.”
O líder da bancada de Situação, Galego de Mourinha (MDB), expressou gratidão pelo apoio da oposição, afirmando que se sentia “honrado em ser o 12º vereador a votar e a garantir a segurança necessária para o projeto ser aprovado e assim fazer valer a vontade do povo de Santa Cruz”.
Já a líder da bancada de Oposição, Jéssyca Cavalcanti (AVANTE), destacou a postura do prefeito Helinho Aragão (PSD) ao dialogar com os parlamentares, mesmo contando com os votos suficientes:
“Quando o prefeito chama os vereadores de oposição para dialogar, ele reconhece o valor e a legitimidade desse poder. Um gesto que perpassa pelo âmbito político e mostra o perfil respeitoso de um prefeito que foi moldado nesta Casa de Leis.”
Além dos vereadores, participaram da sessão o prefeito Helinho Aragão, o vice-prefeito Flávio Pontes (Republicanos), o ex-prefeito e atual representante da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Fábio Aragão, secretários municipais, ex-vereadores e cidadãos que lotaram o plenário.
“Agradeço imensamente a todos os vereadores pelo voto e, principalmente, por me ajudar a construir Santa Cruz do Capibaribe do hoje e do amanhã”, declarou o prefeito.
Hospital José Fernando Arruda Aragão
Ainda nesta terça-feira, em Sessão Extraordinária, os parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo nº 174/2022, que denomina o futuro hospital público municipal como Hospital José Fernando Arruda Aragão (Fernando Aragão). A unidade será construída no bairro Santa Tereza, ao lado da UPA. A votação foi possível após a aprovação do crédito que viabiliza a obra, já que a proposta já havia tramitado nas comissões permanentes da legislatura anterior.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.