![]() |
| Foto: Divulgação |
O Governo de Pernambuco declarou situação de emergência na saúde pública por 90 dias em razão da elevada taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica. A medida consta em decreto publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial do Estado.
Segundo o texto, o aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) causados por vírus respiratórios tem provocado a superlotação das emergências hospitalares e a sobrecarga na rede de atenção à saúde infantil. Ainda de acordo com o decreto, serão adotadas medidas urgentes para prevenção, controle e ampliação da assistência pediátrica.
Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) na última quinta-feira (22) apontavam que a taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica era de 88%. Desde março, foram abertos 237 novos leitos pediátricos em todo o estado para mitigar os impactos do período sazonal, que historicamente compreende os meses de março a agosto.
O secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral da SES-PE, Anderson Oliveira, reforçou a gravidade do cenário:
“Estamos em um momento de alta circulação viral, com crescimento no número de testes positivos para vírus respiratórios e aumento na demanda por leitos de UTI. Esses novos leitos são fundamentais para garantir que possamos mitigar os efeitos do período sazonal. Estamos mobilizados para dar continuidade às ações necessárias tanto nesta quanto nas próximas semanas”, declarou.
Com o decreto, o governo estadual fica autorizado a adotar medidas administrativas excepcionais, conforme previsto na legislação vigente, para atender à demanda emergencial do sistema de saúde.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.