Caruaru é o quarto município de Pernambuco com maior número de pessoas diagnosticadas com autismo

Caruaru. Foto: Divulgação

A cidade de Caruaru figura como o quarto município de Pernambuco com o maior número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os dados são do Censo Demográfico 2022, divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, 4.682 moradores da cidade possuem diagnóstico confirmado para o transtorno.

A maior incidência está entre o público infantojuvenil: 2.138 casos foram registrados na faixa etária de 0 a 14 anos. Desses, 632 referem-se a crianças de 0 a 4 anos; 847 entre 5 e 9 anos; e 659 de 10 a 14 anos.

No Agreste, o município de Altinho se destaca por apresentar o maior percentual de pessoas com TEA em relação à sua população total: 2% dos habitantes têm o diagnóstico, o mais alto índice proporcional do estado. Em seguida, aparecem Quipapá, na Zona da Mata Sul, com 1,9%; Macaparana (Mata Norte), Ouricuri (Sertão) e Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana), todos com 1,7%.

Confira o ranking dos municípios pernambucanos com maior número absoluto de pessoas com diagnóstico de TEA:

  1. Recife – 21.211 casos

  2. Jaboatão dos Guararapes – 10.680 casos

  3. Petrolina – 5.073 casos

  4. Caruaru – 4.682 casos

  5. Paulista – 4.057 casos

Em termos nacionais, Pernambuco é o oitavo estado com o maior número de pessoas diagnosticadas com autismo: são 105.852 registros, o que representa 1,2% da população estadual — mesmo índice da média nacional. Esta é a primeira vez que o IBGE inclui dados específicos sobre o TEA em um censo populacional. No total, o Brasil contabiliza 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico confirmado do transtorno.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem