![]() |
Foto: Divulgação |
Lula destacou que o anúncio é fruto da articulação iniciada em novembro do ano passado, quando se reuniu com o presidente chinês Xi Jinping. “Em novembro, o presidente Xi Jinping e eu decidimos estabelecer sinergias entre nossos projetos nacionais de desenvolvimento. Hoje colhemos os primeiros frutos desse trabalho”, afirmou o presidente brasileiro.
O chefe do Executivo salientou ainda que a China ocupa o posto de principal parceiro comercial do Brasil, com um fluxo de comércio de US$ 160 bilhões em 2023. “É por isso que talvez haja tanto interesse, do lado chinês e do lado brasileiro, nesse encontro”, declarou.
Segundo Lula, os recursos anunciados são resultado do esforço conjunto de ministérios brasileiros, como o da Saúde e a Casa Civil, além do escritório da Apex Brasil em Pequim. “Estamos anunciando hoje R$ 27 bilhões de investimentos de grupos e empresas chinesas no Brasil. Isso nunca aconteceu. É um fato inédito, extraordinário”, enfatizou.
Dirigindo-se aos empresários presentes, Lula reafirmou o compromisso de seu governo com a parceria estratégica sino-brasileira. “Se depender do meu governo e da minha disposição, Brasil e China serão parceiros incontornáveis”, concluiu.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.