![]() |
Avani Lopes. Foto: Divulgação |
Durante uma manifestação pública em vídeo, o ator e diretor Diógenes Rodrigues defendeu com veemência a proposta de mudança do nome do Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe para homenagear a atriz e professora Avani Lopes, figura pioneira e símbolo do teatro local. Com 25 anos de atuação no movimento teatral da cidade, Diógenes utilizou o que chamou de “lugar de fala” para reivindicar justiça histórica à trajetória da artista.
Segundo ele, Avani Lopes desenvolvia atividades teatrais antes mesmo da existência do atual teatro e chegou a ser premiada no renomado Festival TEA, além de ter se apresentado em diversos espaços da cidade, como o Colégio Cenecista, o teatro do Padre Zuzinha e o próprio Teatro Municipal. No entanto, mesmo com sua contribuição inquestionável, Avani não recebeu o devido reconhecimento em vida, tampouco foi incluída na inauguração do espaço cultural em 2000.
O ator relembrou ainda que, à época da inauguração, a gestão municipal optou por convidar um grupo de fora para abrir o palco e nomear o equipamento cultural com o nome de outra personalidade, que, embora falecida, não tinha vínculo com o movimento teatral local. “Houve uma tentativa de mudança, mas nenhum político teve coragem de assumir o gesto de respeito necessário”, disse.
Agora, com o teatro em reforma e prestes a ser reaberto, Diógenes reforça que este é o momento ideal para reparar essa dívida simbólica, garantindo que a reinauguração seja protagonizada por artistas locais e marcada pelo reconhecimento à memória de Avani. “A gente vem aqui pedir, exigir que seja mudado o nome do Teatro Municipal por uma pessoa que nos representa. É o momento de reverenciar essa grande dama do Teatro Santa-Cruzense”, concluiu.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.