Após mais de uma década de espera, Hospital da Mulher do Agreste é inaugurado em Caruaru

Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (9), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), inaugura o tão aguardado Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru. A unidade hospitalar, localizada ao lado da UPA Estadual, na Avenida José Rodrigues de Jesus, representa um marco para a saúde pública regional, especialmente após 12 anos de atrasos sucessivos em sua entrega.

De acordo com o Governo do Estado, a solenidade de inauguração está prevista para as 10h da manhã. A estrutura do hospital ocupa uma área de 13 mil metros quadrados e dispõe da seguinte capacidade:

  • 153 leitos, distribuídos entre:

    • 44 leitos de puerpério;

    • 30 de alto risco;

    • 30 de gestante;

    • 11 de UTI adulto;

    • 20 de UTI neonatal;

    • 15 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal;

  • 7 salas de recuperação pós-anestésica;

  • Setores de diagnóstico por imagem, urgência e emergência;

  • Alas de internamento.

A gestão da unidade será de responsabilidade da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), conforme publicado no Diário Oficial do Estado em 18 de fevereiro deste ano. A organização receberá R$ 6.232.953,76 mensais para gerenciar, operacionalizar e executar os serviços de saúde, em regime de atendimento 24 horas por dia.

As obras do Hospital da Mulher do Agreste foram iniciadas em 2013, com previsão inicial de entrega para julho de 2014. Contudo, o cronograma sofreu sucessivas prorrogações: primeiro para 2015; depois, em 2017, o Governo do Estado informou que apenas 60% das obras estavam concluídas. Ainda naquele ano, o prazo foi estendido para março de 2018 e, posteriormente, para junho do mesmo ano — sem que a entrega fosse concretizada.

A obra promete beneficiar mulheres de 31 municípios da região, ampliando o acesso a atendimentos especializados e reforçando a rede pública de saúde no interior do estado.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem