$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Ucrânia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo de 30 dias

Trump e Zelensky. Foto: Divulgação

A Ucrânia concordou em aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias no país e iniciar medidas para restaurar uma paz duradoura, segundo declaração conjunta dos governos norte-americano e ucraniano divulgada nesta terça-feira (11).

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, informou que a proposta foi apresentada à Rússia, aguardando uma resposta. Além disso, os Estados Unidos continuarão compartilhando informações de inteligência com a Ucrânia.

Autoridades de Kiev e Washington se reuniram a portas fechadas para discutir os próximos passos, considerando que qualquer trégua dependerá da reciprocidade russa. Caso contrário, a Ucrânia estaria disposta a lançar uma nova ofensiva contra Moscou.

Após semanas de intensas negociações, os dois países reforçaram que a aceitação do cessar-fogo por parte da Ucrânia representa um passo significativo para a paz e estabilidade na região.

"Os Estados Unidos comunicarão à Rússia que a reciprocidade russa é a chave para alcançar a paz", destacou o comunicado oficial.

Ainda segundo o documento, os EUA continuarão fornecendo inteligência e assistência em segurança para a Ucrânia, independentemente da adesão russa ao acordo.

Outro ponto abordado foi a possibilidade de um pacto entre Washington e Kiev para exploração conjunta de reservas de lítio na Ucrânia. O tema foi discutido recentemente em uma reunião entre o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Caso seja concretizado, o acordo pode representar um avanço econômico para a Ucrânia, ao mesmo tempo que fortalece a aliança entre os dois países no cenário geopolítico global.

Agora, a expectativa recai sobre a resposta da Rússia à proposta de cessar-fogo, o que poderá definir os próximos desdobramentos do conflito.

0 Deixe seu comentário

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.