Supermercados enfrentam Escassez de Mão de Obra e Acumulam 357 Mil Vagas Abertas

Apesar do desemprego no Brasil estar em níveis historicamente baixos, o setor de supermercados enfrenta dificuldades na contratação de profissionais. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan, há atualmente cerca de 357 mil vagas em aberto no segmento.

Além da falta de mão de obra qualificada, outro desafio apontado por Milan é a mudança no perfil dos jovens, que tradicionalmente buscavam o primeiro emprego no setor, mas agora optam pelo trabalho informal devido à flexibilidade. "O mercado era a porta de entrada de jovens para a empregabilidade, mas agora o perfil dessa faixa etária está mudando", afirmou.

Atualmente, o setor emprega cerca de 3 milhões de trabalhadores, direta e indiretamente, e conta com aproximadamente 400 mil lojas em todo o Brasil. Apesar das dificuldades, continua sendo um dos principais geradores de empregos no país.

Para mitigar esse cenário, a Abras estabeleceu um protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, liderado pelo ministro Wellington Dias. O objetivo da iniciativa é fomentar a empregabilidade no setor, incluindo egressos do serviço militar obrigatório no mercado de trabalho.

A entidade também mantém diálogo com o Congresso para reforçar a conscientização sobre a importância do setor supermercadista na geração de empregos e buscar medidas que incentivem a ocupação das vagas disponíveis.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem