Com a participação de diversas secretarias, o programa tem como objetivo ampliar os direitos das pessoas com deficiência (PCDs) em Pernambuco, fortalecendo políticas públicas que garantam autonomia, qualidade de vida, proteção e direitos para essas pessoas e suas famílias.
Por meio da iniciativa, 50 organizações que atuam em prol da inclusão social e da acessibilidade serão beneficiadas com valores entre R$ 60 mil e R$ 125 mil para viabilizar projetos que melhorem o atendimento às pessoas com deficiência. Além disso, o governo estadual realizará um mapeamento da população de PCDs, com cruzamento de dados que ajudará a identificar suas necessidades e realidades.
Entre as ações previstas pelo programa, destaca-se a entrega de kits de acessibilidade para estudantes da rede estadual, incluindo materiais em braille, regletes, bengalas e itens com letras ampliadas. Também está prevista a introdução de psicólogos em todas as escolas estaduais e a convocação de mil profissionais para reforçar o atendimento educacional especializado.
Na área da saúde, o programa prevê o aumento na oferta de próteses auditivas e a distribuição de mais de 2.700 cadeiras de rodas, incluindo cadeiras de alta complexidade, com a meta de zerar a fila de espera para esses equipamentos.
Durante seu discurso, a governadora Raquel Lyra destacou a importância do trabalho realizado por Graça Mendes e pelas Apaes de Pernambuco em todas as regiões do estado. Ao final da solenidade, a governadora recebeu de Graça Mendes um quadro pintado por Andréia Moura, artesã e artista plástica atendida pela Apae de Bezerros. Andréia, que tem deficiência intelectual e surdez parcial, utilizou guache para criar uma obra em estilo próprio com desenhos livres e abstratos.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.