No próximo dia 13 de janeiro de 2025, será inaugurada na Fazenda Cachoeira do Taépe, zona rural de Surubim, Pernambuco, uma escultura gigante de Frei Caneca, líder e mártir da Confederação do Equador. A obra foi criada pelos artistas plásticos Severino Iabá e Mestre Joel Severino e celebra os 200 anos da Confederação do Equador de 1824. A escultura, feita em concreto, tem 5 metros de altura e 1 metro de diâmetro, e será um marco na história da região.
Programação do Evento:
- 15h: Roda de conversa no Centro Cultural Casa Grande Cachoeira do Taépe sobre Frei Caneca, a Confederação do Equador e o livro TYPHIS 30 de Cláudio Caneca.
- 17h: Cortejo folclórico com o grupo Boi Surubim até a escultura de Frei Caneca.
- 17h20: Intervenção do poeta Davi Moura, de Fortaleza-CE, e performance de Frei Caneca – O Amor Divino pela Liberdade com o ator Adriano Cabral.
- 18h30: Encerramento com Noé da Ciranda.
Sobre Frei Caneca:
Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, popularmente conhecido como Frei Caneca, foi um escritor, clérigo e político brasileiro. Ele foi um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador de 1824, sendo morto no 13 de janeiro de 1825, por suas lutas republicanas e democráticas.