Fotos: Divulgação |
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) vão disputar o segundo turno das eleições paulistanas no próximo dia 27. Com 100% das urnas apuradas, o prefeito teve 29,48% dos votos válidos e o deputado federal, 29,07%.
O resultado das urnas neste domingo (6) põe de novo a direita e a esquerda em confornto em São Paulo e colocará em campo os padrinhos políticos dos dois candidatos: o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Lula (PT). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um papel tímido na campanha de Nunes e deve aumentar sua presença neste segundo turno.
Pablo Marçal (PRTB), que disputou a liderança com os adversários nas pesquisas, ficou em terceiro lugar, com 28,14%. O ex-coach embaralhou a corrida eleitoral e o cenário político da direita com ataques e factoides contra os demais candidatos — o último deles a publicação de um prontuário médico falso contra Boulos.
Tabata Amaral (PSB) ficou em quarto lugar, com 9,91%, e já anunciou neste domingo que votará em Boulos no segundo turno. José Luiz Datena (PSDB) amargou o quinto lugar, com 1,84%. O apresentador era a aposta dos tucanos para fortalecer o partido, que viu sua bancada na Câmara Municipal desaparecer após a debandada dos oito vereadores.
A campanha tímida nas ruas de Datena, que já havia desistido outras cinco vezes de se candidatar, enfraqueceu de vez o PSDB. Já a candidata do PSB, que se lançou à prefeitura pela primeira vez, não conseguiu avançar, apesar de ter crescido nas pesquisas após confrontar os adversários, especialmente Marçal.