Na última terça-feira (20), Pernambuco confirmou o terceiro caso de perda gestacional de um feto diagnosticado com o vírus oropouche. O caso ocorreu na cidade de Machados, localizada no Agreste Setentrional do Estado, e está sendo investigado pelas autoridades de saúde. Este é o terceiro registro de transmissão vertical da febre do oropouche no estado, quando a transmissão do vírus ocorre de mãe para filho.
Anteriormente, outros dois casos foram registrados nos municípios de Rio Formoso e Ipojuca, ambos com fetos diagnosticados com o vírus oropouche. Em um desses casos, as investigações já concluíram que o vírus foi a causa do óbito fetal.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que está realizando um monitoramento contínuo em parceria com os municípios para investigar casos suspeitos de infecção pelo vírus oropouche. A vigilância ativa tem sido fundamental para o acompanhamento dos casos, buscando entender a relação entre a doença e as perdas gestacionais.
Diagnóstico Confirmado
O diagnóstico do terceiro caso foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN/PE). Para complementar os exames, amostras da mãe e do feto foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém/PA, referência nacional no estudo de arboviroses. Esses exames são essenciais para confirmar a presença do vírus e entender melhor a sua influência nos casos de perda gestacional.