O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, realizou uma reunião com a diretoria da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) para discutir medidas diante da queda nas receitas das prefeituras. A principal preocupação é com a diminuição nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A prefeita de Serra Talhada e presidente da Amupe, Márcia Conrado, destacou a dificuldade das prefeituras em cumprir limites constitucionais e obrigações previdenciárias, informando que mais de 80% das prefeituras pernambucanas estão com atrasos na previdência. Diante do risco de violar a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Amupe pretende enviar à Alepe uma lista de municípios que desejam solicitar o reconhecimento de estado de calamidade pública, visando flexibilizar os limites legais e suspender gastos ou atrasar pagamentos de dívidas.
A proposta é seguir o exemplo de estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que decretaram estado de calamidade financeira.