A Polícia Civil de Pernambuco realizou nesta quarta-feira (1) a operação “Primus”, que tinha como objetivo desarticular uma associação criminosa ligada à vereadora Kátia das Rendeiras, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Durante a operação, a vereadora e um de seus assessores foram presos sob acusação de crime de peculato.
Segundo informações divulgadas em coletiva de imprensa pelo Delegado Jeová Miguel, durante a operação foi descoberto que o cantor Carlinhos Bala trabalhava como funcionário fantasma da vereadora Kátia das Rendeiras. O cantor ainda não se pronunciou sobre o assunto.
As investigações do caso tiveram início em março de 2022 e culminaram na prisão da vereadora e do assessor. Ambos passaram por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru e serão encaminhados para unidades prisionais após a audiência de custódia.
A vereadora será encaminhada para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife, enquanto o assessor será levado para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.
O crime de peculato consiste no desvio de recursos públicos por funcionários que detêm a posse do dinheiro, valor ou bem em decorrência do cargo ou função. A prática é considerada crime previsto no Código Penal Brasileiro e pode resultar em pena de reclusão de dois a doze anos, além da perda do cargo público e a reparação do dano causado.