Diversidade Literária: Resenha de Santaninha — Por Bruna Marques

"Vai-te, era de setenta,De ti é que o mal nos vem:Setenta e sete foi seco,Setenta e oito também,Setenta e nove criouO Imposto do Vintém."
Santaninha é uma obra literária de cunho de pesquisa desenvolvidos pelos autores Arievaldo Vianna e Stélio Lima e publicado pela editora imeph.

Santaninha a princípio, era um personagem distante, quase evanescente, então a pesquisa criteriosa deu -lhe um rosto, esboçou traços de sua personalidade e reconstruiu sua trajetória de migrante que deixou o Ceará e se instalou no Rio de Janeiro, tornando-se, na então capital federal, um cronista popular.
Foto: Bruna Marques (Agreg Imagem)
A obra traz a vida e obras de João Santana de Maria, tendo pseudônimo de Santaninha, este que foi o pioneiro da literatura de cordel brasileira. Dentre os pontos abordados está a biografia, os aspectos de sua poesia, além de algumas de suas obras publicadas.
"Setenta e sete foi seco,Setenta e oito também.Na província cearense,Quase não fica ninguémDe seca, de fome e peste,E os pobres sem um vintém."
O enredo foi muito bem estruturado, em cerca de 134 páginas, os pesquisadores e autores conseguiram reunir muitas informações, e as repassaram de forma detalhada e clara, não foi difícil obter conhecimento sobre o Santaninha com a construção coesa e coerente da pesquisa.

Parabenizo os autores pela qualidade da pesquisa, foi muito gratificante conhecer um pouco da caminhada de um autor que foi pioneiro do cordel brasileiro, que nada mais é um dos generos que mais gosto de trabalhar com os meus alunos. Desta forma foi muito prazerosa a leitura. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Trechos da obra O Imposto do Vintém.

Editora: Imeph
Edição: 2017
Gênero: Pesquisa

Por Bruna Marques


0 Deixe seu comentário

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.