Destaques Ônibus em situação crítica coloca em risco a vida de pacientes de Santa Cruz do Capibaribe que fazem TFD

Ônibus em situação crítica coloca em risco a vida de pacientes de Santa Cruz do Capibaribe que fazem TFD


Veículo além de não oferecer conforto e segurança, encontra-se com débitos de multas de trânsito em aberto.

Essa semana a reportagem do Blog do Bruno Muniz tomou conhecimento do estado de má conservação em que se encontra um micro-ônibus utilizado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe para o transporte de pacientes doentes. O veículo utilizado pela Secretaria de Saúde para Tratamento Fora de Domicílio – TFD está longe dos padrões estabelecidos para a segurança dos passageiros.

Estrutura do veículo visivelmente está danificada – Foto: Cortesia/Divulgação

O TDF é oferecido para pacientes que precisam se deslocar para outras cidades e receber atendimento médico, já que o município não dispõe de unidades hospitalares de grande porte para atender a todas as demandas. Além do transtorno provocado pelas doenças as quais são acometidos, os mesmos enfrentam ainda uma viagem estressante e repleta de perigos tamanho o descaso em que se encontra o micro-ônibus com placas KFR 3713.

Itens obrigatórios de segurança dos passageiros e de tráfego não estão mais no painel do automóvel – Foto: Cortesia/Divulgação

Imagens enviadas por um paciente a nossa reportagem mostra as condições internas do automóvel. Cintos de segurança danificados, painel sem funcionalidade, assentos e estrutura geral comprometida pela ação do tempo e o desgaste do uso constante, além de um piso quebradiço que por si só oferece uma série de transtornos.

Proteção básica como cintos de segurança estão seriamente avariados – Foto: Cortesia/Divulgação

A falta de janelas também já fez com que muita água entrasse no veículo durante a chuva, acumulando poças no interior do mesmo. Este problema em si torna-se pequeno quando menciona-se que o micro-ônibus enfrenta problemas maiores como falta de freio e ausência de tacógrafo, o que gera riscos eminentes de acidentes.

Em recente dia com chuva, água adentrou veículo e deixou a situação ainda mais crítica para os passageiros – Foto: Cortesia/Divulgação

Além dos problemas estruturais, o automóvel lotado na prefeitura de Santa Cruz também soma precisos R$ 1.288,18 (mil, duzentos e oitenta e oito reais e dezoito centavos) em multas de trânsito, sendo estes dados disponibilizados no site do DETRAN. Alguns pacientes que fazem uso do transporte público informaram a nossa reportagem que não reclamam da situação pela necessidade e também por medo de sofrerem represálias e ficarem respectivamente sem o atendimento médico tão necessário. Secretaria de Saúde deve se pronunciar sobre tema

O Blog do Bruno Muniz entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe que informou que acionaria o secretário de Saúde, Dr. Nanau Marques, para dar explicações sobre a denúncia.

Bruno Muniz 02 nov 2019 - 17:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Cetias (Grande)
Moda Center (Grande)
Auto Planos (Grande)