Destaques Consumidores devem ter cuidado na hora de comprar na Black Friday

Consumidores devem ter cuidado na hora de comprar na Black Friday


Se a Black Friday é uma boa oportunidade para comprar o que precisa ou deseja com descontos, ainda assim os consumidores devem ter cuidado na hora de gastar o dinheiro. É preciso ter atenção se os preços realmente são atrativos, se os produtos estão em conformidade com o que está comprando e se os estabelecimentos comerciais são confiáveis. Tudo isso vale para as compras em lojas físicas e também para o ecommerce.

Foto: Divulgação

O ideal é que, antes de comprar algum produto na Black Friday, o cliente deve fazer uma pesquisa de preço para que tenha poder de comparação.

“Desta forma, o consumidor vai evitar fraudes e descontos irreais de alguns estabelecimentos porque, às vezes, eles aumentam o valor antes e cobram o mesmo valor no dia da promoção como se fosse menor. Então o cliente deve ter real noção para poder comparar”.

Explica Mariana Pontual, secretária executiva de Direito do Consumidor do Procon Pernambuco. Para as compras online, o primeiro passo é pesquisar antes a reputação das lojas. 

“Essas pesquisas estão mais fáceis por conta dos sites de reclamações e é importante dar prioridade para estabelecimentos confiáveis, que não tenham queixas sérias”, afirma Mariana Pontual. Outro ponto a ter atenção é se a loja cumpre as regras da lei do ecommerce.

“Precisa ter o endereço, CNPJ, razão social, telefone e telefone para 0800. Isso precisa ser verificado pelo consumidor porque traz mais segurança”.Acrescenta.

Outra dica é não acessar links e entrar diretamente nos endereços das lojas.

 “E observar se ela tem certificado de segurança. Quando digita o endereço da loja, tem que aparecer https, que significa que é um site seguro, ou ver um cadeado na lateral”, diz a secretária executiva.

Mariana Pontual ainda reforça que os consumidores têm direito ao arrependimento, pelo Código de Defesa do Consumidor, com as compras online. 

“O prazo é de sete dias para devolver o produto, independentemente se estiver com defeito ou não ou se está em promoção”, ressalta. Por último, ela aconselha desconfiar de produtos que estejam com o valor muito abaixo do preço de mercado.

Dicas para compras online: – Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, de preferência digite o endereço do site; – Use o computador com programa de antivírus, rede de conexões seguras e acesse sites confiáveis em ambientes protegidos; – Fique vigilante em relação ao sistema de segurança oferecido pela loja virtual; – Evite compras que só aceitam pagamentos em boleto bancário. É preciso desconfiar de quem apenas vende por essa modalidade nas compras à distância; – O consumidor que adquire produtos em loja online, por telefone ou catálogo tem o chamado direito de arrependimento. Fonte: Procon Recife

Bruno Muniz 28 nov 2019 - 22:58m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Total (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
APAE (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Moda Center (Grande)
Sistemax (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)