.

Nutrição e Saúde Integral: "Dietas da moda e sua saúde" — Por Dr. Helder Viegas


Comemoramos no último sábado dia 31/08, o dia do Nutricionista, e os Conselhos federais e regionais de Nutrição tem realizado campanha para alertar a população da importância de se procurar um profissional graduado e gabaritado em Nutrição, quando o assunto é saúde e alimentação para os diversos fins. É o Nutricionista o único profissional autorizado por legislação vigente a cuidar de todo planejamento alimentar humano. Há que se diferenciar outras áreas que atuam em algumas particularidades, mas que não com o planejamento alimentar propriamente dito, cabendo apenas ao profissional Nutricionista a prerrogativa legal de elaboração e produção do plano ou dieta alimentar.

Trazemos aqui um breve alerta, que em apenas uma postagem não poderíamos descrever detalhadamente. Primeiro trazemos alguns questionamentos para você fazer a si próprio (caso esteja acima do peso ou em algum grau de obesidade): Quantos anos você demorou para chegar a este peso ou corpo atual? Você acha normal você perder altos valores em peso, em pouquíssimo tempo? Você acha saudável para seu organismo, uma adaptação rígida e rápida para alta perca de gordura, de forma que substitua refeições ou pule refeições? Você acha saudável passar por grandes restrições alimentares, perder peso, e ter alguns resultados em sua rotina diária como mau humor, fome em horários diversos no dia, fadiga muscular para realizar atividades e ou treino físico?

Respondeu? Sabia que todas as respostas destas perguntas estão ligadas a diversas DIETAS DA MÍDIA E DA MODA, que não tem NENHUM respaldo científico! E estas por consequências e efeitos estão por trazer em nosso consultório e em diversos pelo Brasil afora, pessoas e pacientes com efeito sanfona no peso e índices corpóreos, além de sintomas prejudiciais e muito mais, conforme citados.

Obviamente, que a Nutrição possui vários protocolos testados para evolução dos diversos planejamentos alimentares, porém para cada caso específico e evolutivo, nas diversas fases durante o processo acompanhado de Emagrecimento. E este Emagrecimento saudável é sim um PROCESSO, que leva tempo e adaptação, sem deixar de lado a observação do PRAZER de comer atrelado a nós seres humanos. Este caminho, devidamente acompanhado pelo profissional Nutricionista (e em equipe multidisciplinar: médico, profissional de educação física e outros quando possível) trará resultados COM SAÚDE e de FORMA DEFINITIVA.

As redes sociais têm trazido informações desencontradas, sem base científica por vezes, com “incentivadores” não profissionais que visam ao lucro apenas e apologistas do Emagrecimento louco, midiático e que não leva em conta a particularidade clínica de cada paciente, colocando em risco a saúde humana. É preciso que você entenda de uma vez, que todo processo que envolve sua saúde deve ser tratado apenas por profissionais graduados e especializados nas áreas de saúde. O verdadeiro Emagrecimento é formado por uma tríade, que resulta do correto Planejamento alimentar, após avaliação clínica completa + Atividade Física regular instruída + tempo! Fiquem ligados no próximo artigo, traremos alguns exemplos de dietas nocivas que você deve ficar alerta. Até o próximo post, com mais informação de qualidade sobre sua saúde e Nutrição, no Blog mais completo da região!

Nutricionista Helder Viegas
CRN6 10289 - Especialista em Nutrição Clínica 
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva
Instagram: @nutricionistahelderviegas


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso