Destaques Nutrição e Saúde Integral: “Dietas da moda e sua saúde” — Por Dr. Helder Viegas

Nutrição e Saúde Integral: “Dietas da moda e sua saúde” — Por Dr. Helder Viegas


Comemoramos no último sábado dia 31/08, o dia do Nutricionista, e os Conselhos federais e regionais de Nutrição tem realizado campanha para alertar a população da importância de se procurar um profissional graduado e gabaritado em Nutrição, quando o assunto é saúde e alimentação para os diversos fins. É o Nutricionista o único profissional autorizado por legislação vigente a cuidar de todo planejamento alimentar humano. Há que se diferenciar outras áreas que atuam em algumas particularidades, mas que não com o planejamento alimentar propriamente dito, cabendo apenas ao profissional Nutricionista a prerrogativa legal de elaboração e produção do plano ou dieta alimentar.

Trazemos aqui um breve alerta, que em apenas uma postagem não poderíamos descrever detalhadamente. Primeiro trazemos alguns questionamentos para você fazer a si próprio (caso esteja acima do peso ou em algum grau de obesidade): Quantos anos você demorou para chegar a este peso ou corpo atual? Você acha normal você perder altos valores em peso, em pouquíssimo tempo? Você acha saudável para seu organismo, uma adaptação rígida e rápida para alta perca de gordura, de forma que substitua refeições ou pule refeições? Você acha saudável passar por grandes restrições alimentares, perder peso, e ter alguns resultados em sua rotina diária como mau humor, fome em horários diversos no dia, fadiga muscular para realizar atividades e ou treino físico?

Respondeu? Sabia que todas as respostas destas perguntas estão ligadas a diversas DIETAS DA MÍDIA E DA MODA, que não tem NENHUM respaldo científico! E estas por consequências e efeitos estão por trazer em nosso consultório e em diversos pelo Brasil afora, pessoas e pacientes com efeito sanfona no peso e índices corpóreos, além de sintomas prejudiciais e muito mais, conforme citados.

Obviamente, que a Nutrição possui vários protocolos testados para evolução dos diversos planejamentos alimentares, porém para cada caso específico e evolutivo, nas diversas fases durante o processo acompanhado de Emagrecimento. E este Emagrecimento saudável é sim um PROCESSO, que leva tempo e adaptação, sem deixar de lado a observação do PRAZER de comer atrelado a nós seres humanos. Este caminho, devidamente acompanhado pelo profissional Nutricionista (e em equipe multidisciplinar: médico, profissional de educação física e outros quando possível) trará resultados COM SAÚDE e de FORMA DEFINITIVA.

As redes sociais têm trazido informações desencontradas, sem base científica por vezes, com “incentivadores” não profissionais que visam ao lucro apenas e apologistas do Emagrecimento louco, midiático e que não leva em conta a particularidade clínica de cada paciente, colocando em risco a saúde humana. É preciso que você entenda de uma vez, que todo processo que envolve sua saúde deve ser tratado apenas por profissionais graduados e especializados nas áreas de saúde. O verdadeiro Emagrecimento é formado por uma tríade, que resulta do correto Planejamento alimentar, após avaliação clínica completa + Atividade Física regular instruída + tempo! Fiquem ligados no próximo artigo, traremos alguns exemplos de dietas nocivas que você deve ficar alerta. Até o próximo post, com mais informação de qualidade sobre sua saúde e Nutrição, no Blog mais completo da região!

Nutricionista Helder Viegas

CRN6 10289 – Especialista em Nutrição Clínica 

Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva

Instagram: @nutricionistahelderviegas

Bruno Muniz 08 set 2019 - 22:57m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Moda Center (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Cetias (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
APAE (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)