.

Indústrias pernambucanas são homenageadas pelo SESI-PE

Foto: Divulgação
As indústrias pernambucanas que fizeram história e as que contribuem para o desenvolvimento do município de Goiana serão homenageadas pelo SESI-PE no desfile cívico de 7 de setembro da região. Promovido pela Prefeitura de Goiana, o evento celebrará os 450 anos da cidade e tem concentração marcada para às 8h30, na Praça do Carmo.

Cerca de 500 alunos do SESI Goiana marcharão pelas ruas contando a história da Formação Industrial da cidade através de diferentes alas. A primeira Revolução Industrial - que teve início no século XVIII e revolucionou as técnicas de produção, como o uso de energia a vapor para fins industriais e a introdução de máquinas nas fábricas - será relembrada pelos estudantes através de fardas antigas e trajes que remetem à época dos engenhos goianenses de cana-de-açúcar e das usinas que contribuíram para o enriquecimento socioeconômico da região: Santa Tereza, João Alfredo e Nossa Senhora das Maravilhas.

O Cimento Nassau e a FITEG serão homenageadas pela contribuição na era da Indústria 2.0, que foi marcada pela descoberta da eletricidade, utilização do aço, motores elétricos e produção de linha de montagem.

Importante pelo avanço da eletrônica, o surgimento da internet, dos computadores, da automação do processo de produção e da robótica para manufatura, a ala da Indústria 3.0 destacará as industrias Klabin e Canaã. A robótica, inclusive, é adotada nas escolas do SESI desde 2006 como ferramenta educacional e terá uma ala especial, na qual os alunos destacarão a sua importância para o progresso industrial com robôs, camisetas de competições, além de medalhas e troféus conquistados em torneios. A equipe GRT, formada por estudantes do SESI Goiana, apresentará as premiações obtidas em 2019: o melhor projeto de engenharia e o 2º lugar geral no F1 In Schools.

Sistemas cibernéticos, aplicação da internet das coisas, inteligência artificial e processos de manufatura descentralizados englobam a Indústria 4.0, que atualmente possibilita a diminuição dos custos produtivos e aumenta a produtividade das empresas através da aplicação das novas tecnologias nos processos industriais. Na ocasião, os estudantes do SESI Goiana reverenciarão três fortes indústrias: Jeep, Hemobrás e Vivix.

Haverá, ainda, homenagens ao curso de Automação Industrial oferecido pelo Programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (EBEP), aos jogos interclasses do SESI Goiana, aos concluintes do 3º ano do Ensino Médio e aos alunos do Fundamental e do 1ª e 2º ano do Ensino Médio.
“O desfile do SESI Goiana fará um resgate das revoluções no setor industrial, das indústrias pernambucanas que foram de suma importância para a região e enaltecerá as indústrias da atualidade, que promovem o desenvolvimento econômico gerando postos de trabalho e impulsionando o crescimento da economia”, comentou a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo.
Todo percurso do desfile cívico será acompanhado pela banda marcial da Escola Doutor João Alfredo.


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso