Destaques Indústrias pernambucanas são homenageadas pelo SESI-PE

Indústrias pernambucanas são homenageadas pelo SESI-PE


Foto: Divulgação

As indústrias pernambucanas que fizeram história e as que contribuem para o desenvolvimento do município de Goiana serão homenageadas pelo SESI-PE no desfile cívico de 7 de setembro da região. Promovido pela Prefeitura de Goiana, o evento celebrará os 450 anos da cidade e tem concentração marcada para às 8h30, na Praça do Carmo.

Cerca de 500 alunos do SESI Goiana marcharão pelas ruas contando a história da Formação Industrial da cidade através de diferentes alas. A primeira Revolução Industrial – que teve início no século XVIII e revolucionou as técnicas de produção, como o uso de energia a vapor para fins industriais e a introdução de máquinas nas fábricas – será relembrada pelos estudantes através de fardas antigas e trajes que remetem à época dos engenhos goianenses de cana-de-açúcar e das usinas que contribuíram para o enriquecimento socioeconômico da região: Santa Tereza, João Alfredo e Nossa Senhora das Maravilhas.

O Cimento Nassau e a FITEG serão homenageadas pela contribuição na era da Indústria 2.0, que foi marcada pela descoberta da eletricidade, utilização do aço, motores elétricos e produção de linha de montagem.

Importante pelo avanço da eletrônica, o surgimento da internet, dos computadores, da automação do processo de produção e da robótica para manufatura, a ala da Indústria 3.0 destacará as industrias Klabin e Canaã. A robótica, inclusive, é adotada nas escolas do SESI desde 2006 como ferramenta educacional e terá uma ala especial, na qual os alunos destacarão a sua importância para o progresso industrial com robôs, camisetas de competições, além de medalhas e troféus conquistados em torneios. A equipe GRT, formada por estudantes do SESI Goiana, apresentará as premiações obtidas em 2019: o melhor projeto de engenharia e o 2º lugar geral no F1 In Schools.

Sistemas cibernéticos, aplicação da internet das coisas, inteligência artificial e processos de manufatura descentralizados englobam a Indústria 4.0, que atualmente possibilita a diminuição dos custos produtivos e aumenta a produtividade das empresas através da aplicação das novas tecnologias nos processos industriais. Na ocasião, os estudantes do SESI Goiana reverenciarão três fortes indústrias: Jeep, Hemobrás e Vivix.

Haverá, ainda, homenagens ao curso de Automação Industrial oferecido pelo Programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (EBEP), aos jogos interclasses do SESI Goiana, aos concluintes do 3º ano do Ensino Médio e aos alunos do Fundamental e do 1ª e 2º ano do Ensino Médio.

“O desfile do SESI Goiana fará um resgate das revoluções no setor industrial, das indústrias pernambucanas que foram de suma importância para a região e enaltecerá as indústrias da atualidade, que promovem o desenvolvimento econômico gerando postos de trabalho e impulsionando o crescimento da economia”, comentou a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo.

Todo percurso do desfile cívico será acompanhado pela banda marcial da Escola Doutor João Alfredo.

Bruno Muniz 08 set 2019 - 22:40m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Kits Elásticos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Auto Planos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Cetias (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Moda Center (Grande)
APAE (Grande)
Moura & Lima (Grande)