.

Diversidade Literária — Análise de "Lentes Avulsas", por Bruna Marques


Título: Lentes Avulsas
Autor: Raphael Vitoriano
Editora: Autografia
Edição: 2018
Gênero: Suspense investigativo
Nota: Cinco Estrelas

"26 anos de merda e vocês são os culpados!"

Uma chacina ocorre na cidade de Bento Costa no interior de Minas Gerais, no total foram 7 mortes entre homens e mulheres e um fato curioso é que todos tinham a idade de 26 anos.

Todos mortos por PAB - Perfuração por arma de fogo, a mídia faz toda a divulgação e disseminação das notícias a cerca do caso. Porém será que todas as informações lançadas pela mídia são de fato verdadeiras?

O autor Raphael por meio de sua obra investigativa nos convida a ver esse caso além das lentes da mídia, ou seja, teremos as lentes das vítimas da chacina com detalhes acerca do acontecido.
Foto: Bruna Marques (Agreg Imagem)
Um dos pontos que muito me interessou a leitura foi por ser de teor investigativo com aquele suspense sempre pairando no ar, temos uma chacina e todas as vítimas com idade de 26 anos, sendo homens e mulheres. Este fato ocorrido em uma cidade fictícia no interior de Minas Gerais, que é um estado que particularmente é querido por mim.

O autor aborda várias temáticas no decorrer da história, como: tráfico de drogas, violência sexual de menores, casamentos de aparência, uso indevido do poder vindo de políticos e entre outros.

A história faz jus ao título, pois a construção da obra é por meio da visão das lentes avulsas das vítimas e da mídia, ou seja, logo de início teremos o ver da mídia acerca do caso, porém, logo após teremos as lentes ou as versões de cada uma das vítimas ao acontecido. Podemos assim pesar a questão da manipulação da informação muitas vezes feita pela mídia para ocultar ou dar mais ênfase à um ocorrido.

Ao meu ver a obra foi muito bem construída, o autor desenvolveu bem cada personagem e o objetivo da história, as temáticas abordadas não são maquiadas, o autor expõe mesmo a situação e como ocorreu, visto que ele é um jornalista, e teve objetividade na construção dos fatos.
Eu já fiz a leitura de outras obras parecidas, porém essa, me despertou muito o sentimento de satisfação pela objetividade do autor.

CLASSIFICAÇÃO DA OBRA

Essa obra é classificada para maiores de 12 anos

INDICAÇÃO 

É indicado a todos os leitores assíduos ou não, a escrita do autor direta então a leitura é fluida.

QUOTES

"Pela família e pelos bons costumes", Este foi o lema do Deputado Erivaldo.

Por Bruna Marques


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso