Destaques Sementeira e Parque Florestal de Santa Cruz do Capibaribe abrem espaço para cumpridores de penas alternativas

Sementeira e Parque Florestal de Santa Cruz do Capibaribe abrem espaço para cumpridores de penas alternativas


Foto: Divulgação

O município de Santa Cruz do Capibaribe possui, atualmente, 56 instituições parceiras da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), aptas ao recebimento de cumpridores de penas e medidas alternativas. Duas delas, a Sementeira Municipal Maria de Lourdes e o Parque Florestal Fernando Silvestre, estão há dois meses acompanhando o trabalho de 10 cumpridores, que desempenham suas atividades colocando as mãos na terra.

Na sementeira, que abriga cerca de 50 espécies do bioma da caatinga, como mulungu, caideira, jatobá e barriguda, os cumpridores realizam a capinação do mato, produção de mudas, recolhimento do lixo, além de transportarem as mudas para outros espaços e para plantação na cidade.

“É muito importante essa abertura para os cumpridores, principalmente nos espaços públicos, o trabalho leva a ressocialização”, reforça Marivaldo Zuza de Andrade, gestor municipal  de Meio Ambiente.

Outra instituição que também abre espaço para a prestação de serviços como pena alternativa é o Parque Florestal Fenando Silvestre. O espaço abriga 40 espécies de árvores, tais como: umbuzeiro, gameleira, pau-brasil, flamboyant e palmeiras. No local os cumpridores realizam serviços de capinação, limpeza e poda das árvores.

“Esse tipo de parceria é motivo de comemoração pela GEPAIS. Promover a execução das penas e medidas alternativas de forma humanizada, gerando frutos para a sociedade e, principalmente para o próprio cumpridor é o objetivo maior da Política Estadual de Alternativas Penais. O ciclo de violência só é interrompido com a promoção da cidadania, e nada pode gerar mais cidadãos do que o trabalho para a comunidade”, ressalta Talita Alencar gestora Técnica da Gepais.

O município de Santa Cruz do Capibaribe tem aproximadamente 265 cumpridores que prestam serviços à comunidade em 56 instituições. Nesta quarta-feira, 22, eles participam de Encontro de Integração, promovido pela Gerência e Penas Alternativas, no Fórum do município.

Bruno Muniz 21 maio 2019 - 22:16m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Moda Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sistemax (Grande)
APAE (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)