.

Nutrição e Saúde Integral: Suplementação na alimentação — Por Helder Viegas


A Suplementação na rotina diária é um tema recorrente principalmente para quem é assíduo e regular nos treinos físicos e em ambientes de academia ou crossfit por exemplo. Mas enfim o que é a suplementação, ela é necessária sempre? Ela atua no emagrecimento, definição e ganho de massa muscular? É nocivo a saúde tomar diariamente suplementos?

São várias indagações que chegam em nosso consultório de Nutrição. Primeiramente vamos entender o que são suplementos alimentares? De acordo com a legislação brasileira, o marco regulatório de suplementos alimentares é formado pela resolução RDC nº 243/2018, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ligada ao Minitério da Saúde, que regulamenta e criou a categoria de suplementos alimentares e dispôs sobre os requisitos sanitários.
Foto: Reprodução (Divulgação)
E define claramente , que os mesmos são produtos  apresentados em formas farmacêuticas para ingestão oral com o objetivo de suplementar a alimentação com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos. Os suplementos alimentares são destinados a pessoas saudáveis. Recomenda-se que indivíduos doentes ou com outras situações específicas de saúde somente consumam suplementos alimentares sob a orientação de um médico especialista ou um Nutricionista.

Os suplementos alimentares têm como finalidade fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos à alimentação de indivíduos saudáveis. Já os medicamentos têm finalidade terapêutica ou medicamentosa comprovada, ou seja, são produtos destinados a prevenir, tratar ou curar doenças ou mitigar seus sintomas.
Foto: Reprodução (Divulgação)
São várias as atuações dos diversos suplementos alimentares, suas classes e grupos, desde suplementos para auxílio no complemento proteico até suplementos para regulação intestinal por exemplo. Lembrando que conforme definição oficial, NÃO substituem a alimentação diária, são na verdade suplementares a alimentação devida, correta e bem calculada, como o próprio nome já diz. Por isso sempre alertamos que o Nutricionista é o profissional correto para devida prescrição, dentro do planejamento alimentar.

Por exemplo quando avaliamos em consultório nutricional a avaliação clínica e física do paciente, há necessidades calóricas e de nutrientes que podem ser alcançados apenas com ajuste de grupos importantes de alimentos no plano alimentar diário, que estavam em déficit não havendo ainda a necessidade de suplementar. Já em grupos de atletas profissionais temos a importância de suplementar, devido o gasto calórico e a alta demanda nutricional não alcançada apenas no consumo alimentar diário. Porém como citei no início deste parágrafo, os suplementos se dividem para inúmeros e diversificados fins, que vamos adentrar sobre este tema na próxima postagem.

Como sempre friso é crucial levar-se em consideração as características individuais de cada paciente, seu estilo de vida, seu histórico e avaliação clínica e física, para que o plano alimentar e caso necessário a suplementação indicada seja a correta para alcance das metas desejadas. Sugestões de temas e dúvidas sigam nosso Instagram profissional: @nutricionistahelderviegas, ou as enviem para o mais completo Blog da Região, que acaba de alcançar a incrível marca de 30 mil amigos seguidores! Até o próximo post com muito mais saúde e Nutrição de verdade. 

Dr. Helder Viegas - Nutricionista CRN6 10289  
Especialista em Nutrição Clínica – Sanitarista (UPE)
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva
Instagram: @NutricionistaHelderViegas


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso