Destaques Nutrição e Saúde Integral: Suplementação na alimentação — Por Helder Viegas

Nutrição e Saúde Integral: Suplementação na alimentação — Por Helder Viegas


A Suplementação na rotina diária é um tema recorrente principalmente para quem é assíduo e regular nos treinos físicos e em ambientes de academia ou crossfit por exemplo. Mas enfim o que é a suplementação, ela é necessária sempre? Ela atua no emagrecimento, definição e ganho de massa muscular? É nocivo a saúde tomar diariamente suplementos?

São várias indagações que chegam em nosso consultório de Nutrição. Primeiramente vamos entender o que são suplementos alimentares? De acordo com a legislação brasileira, o marco regulatório de suplementos alimentares é formado pela resolução RDC nº 243/2018, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ligada ao Minitério da Saúde, que regulamenta e criou a categoria de suplementos alimentares e dispôs sobre os requisitos sanitários.

Foto: Reprodução (Divulgação)

E define claramente , que os mesmos são produtos  apresentados em formas farmacêuticas para ingestão oral com o objetivo de suplementar a alimentação com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos. Os suplementos alimentares são destinados a pessoas saudáveis. Recomenda-se que indivíduos doentes ou com outras situações específicas de saúde somente consumam suplementos alimentares sob a orientação de um médico especialista ou um Nutricionista.

Os suplementos alimentares têm como finalidade fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos à alimentação de indivíduos saudáveis. Já os medicamentos têm finalidade terapêutica ou medicamentosa comprovada, ou seja, são produtos destinados a prevenir, tratar ou curar doenças ou mitigar seus sintomas.

Foto: Reprodução (Divulgação)

São várias as atuações dos diversos suplementos alimentares, suas classes e grupos, desde suplementos para auxílio no complemento proteico até suplementos para regulação intestinal por exemplo. Lembrando que conforme definição oficial, NÃO substituem a alimentação diária, são na verdade suplementares a alimentação devida, correta e bem calculada, como o próprio nome já diz. Por isso sempre alertamos que o Nutricionista é o profissional correto para devida prescrição, dentro do planejamento alimentar.

Por exemplo quando avaliamos em consultório nutricional a avaliação clínica e física do paciente, há necessidades calóricas e de nutrientes que podem ser alcançados apenas com ajuste de grupos importantes de alimentos no plano alimentar diário, que estavam em déficit não havendo ainda a necessidade de suplementar. Já em grupos de atletas profissionais temos a importância de suplementar, devido o gasto calórico e a alta demanda nutricional não alcançada apenas no consumo alimentar diário. Porém como citei no início deste parágrafo, os suplementos se dividem para inúmeros e diversificados fins, que vamos adentrar sobre este tema na próxima postagem.

Como sempre friso é crucial levar-se em consideração as características individuais de cada paciente, seu estilo de vida, seu histórico e avaliação clínica e física, para que o plano alimentar e caso necessário a suplementação indicada seja a correta para alcance das metas desejadas. Sugestões de temas e dúvidas sigam nosso Instagram profissional: @nutricionistahelderviegas, ou as enviem para o mais completo Blog da Região, que acaba de alcançar a incrível marca de 30 mil amigos seguidores! Até o próximo post com muito mais saúde e Nutrição de verdade. 

Dr. Helder Viegas – Nutricionista CRN6 10289  

Especialista em Nutrição Clínica – Sanitarista (UPE)

Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva

Instagram: @NutricionistaHelderViegas

Bruno Muniz 12 maio 2019 - 23:08m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac

Mandacaru Açaíteria (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Auto Planos (Grande)
RC Tecidos (Grande)