Destaques Sinal analógico é desligado em Caruaru, Bezerros e São Caetano

Sinal analógico é desligado em Caruaru, Bezerros e São Caetano


Trabalho realizado pela Seja Digital na região envolveu 100 voluntários, 70 servidores capacitados, 30 antenistas, entre outros parceiros.

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 da última segunda-feira, 17 de dezembro, o sinal analógico de TV foi desligado em Caruaru, Bezerros e São Caetano. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV) liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com o objetivo de informar e orientar a população sobre a mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital realizou eventos e parcerias. O resultado foi uma união de esforços da entidade com prefeituras, voluntários, servidores públicos e líderes comunitários.

“A receptividade da população desde a gestão pública, as comunidades e todos os parceiros foi de grande importância para o desenvolvimento do trabalho”, disse Neilza Buarque, gerente regional da Seja Digital.

As ações de mobilização social foram realizadas em diferentes bairros e comunidades da região. No total, cerca 250 Caravanas da TV Digital e mutirões de agendamentos e instalação aconteceram para que a população pudesse tirar dúvidas sobre como ter acesso ao sinal digital. Nesses eventos, mais de 90 mil famílias agendaram a retirada do kit, distribuído gratuitamente pela Seja Digital às famílias de menor renda, e 30 antenistas realizaram mais de 16 mil instalações gratuitas de conversores e antenas digitais, equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

A agricultora Severina Maria, 51 anos, moradora de Bezerros, retirou e instalou o kit gratuito assim que ficou sabendo que tinha direito.

“Estou encantada com a qualidade da imagem da minha televisão. É muito diferente do que era! Agora está limpa e ainda por cima pegando mais canais”, disse.

Depois da instalação, ela se inscreveu na Instalação Premiada, promoção criada pela Seja Digital, e foi uma das 12 sorteadas com o prêmio de R$2 mil em um cartão pré-pago.

“Esse dinheiro caiu do céu. Foi uma verdadeira benção”, completa.

Em parceria com as três prefeituras, a população também foi atendida nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos CadÚnicos do Bolsa Família, ação que mobilizou cerca de 100 voluntários e contou com a apoio de 70 servidores, capacitados para orientar os moradores sobre como continuar vendo TV após o desligamento do sinal analógico. Entendendo o importante papel de multiplicadores que as crianças podem desempenhar neste processo, a entidade também realizou ações com foco em alunos de escolas públicas. Foram 17 edições da Caravana da TV Digital nas escolas, que impactaram cerca de 8.500 estudantes.

Para facilitar o acesso da população aos equipamentos, a Seja Digital também fechou parcerias com o varejo, apoiando a realização de ações, como o Feirão Digital e o Caminhão Digital.

“Só no Feirão, mais de 6,5 mil itens foram comercializados, com fluxo de pessoas que ultrapassou a casa de 3 mil”, disse Neilza Buarque.

Distribuição de kits gratuitos

Desde o começo das ações, a Seja Digital distribuiu mais de 85 mil kits, com antena digital e conversor, permitindo que diversas famílias tivessem acesso gratuito ao sinal digital.

Após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Bruno Muniz 18 dez 2018 - 12:11m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Total (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

RC Tecidos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Moda Center (Grande)
APAE (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cetias (Grande)