Destaques Os desafios do novo presidente — Por Rômulo Renan

Os desafios do novo presidente — Por Rômulo Renan


Eleito com a promessa de fazer reformas e romper com o sistema atual, o novo presidente terá grandes desafios, primeiramente com as reformas impopulares que necessita se fazer, o primeiro será convencer o Congresso Nacional. Muitas coisas afetam o próprio legislador, será que as propostas apresentadas serão as mesmas aprovadas e atingirão o objetivo esperado?

Para atingir o objetivo primordial que é a retomada da atividade produtiva, solução de quase todos os problemas, como disse o economista americano Paul Krugman,”Produtividade não é tudo, mas no longo prazo é quase tudo”, facilmente consegue diminuir o desemprego, diminuir o déficit das contas do governo com aumento da arrecadação, diminuir o déficit da previdência entre outros fatores.

Os ajustes sabe-se quais tem que ser feitos, diferente de décadas passadas que se tinha planos econômicos e novas moeda anualmente. Hoje sabemos aonde atacar, algumas propostas me parece mais difícil, como a carga tributaria. Enumero entre a principal a diminuição dos déficit publico, estamos tendo saúde, educação, auxílios com dinheiro emprestado, estima que com reformas só deixara o endividamento daqui a 4 ou 5 anos.

O gasto do governo também é fundamental, parece contraditório, o gastos serem um dos problemas hoje e também promotor do desenvolvimento, mas espera-se que não se faça como antes, em que o BNDES fomentou grandes grupos empresariais da construção civil e de alimentos, valores exorbitantes se comparado a benefícios sociais. Desta forma não se gera empregos, nem diminui gastos governamentais.

O governo principalmente do mercado teve o aval, acho que com pouca retomada da confiança o empresário médio e pequeno volta a investir, gerando mais empregos. A curva da crise parece já ter atingido o declínio, diversos ajustes foram feitos e há capital pronto para ir ao setor produtivo, principalmente no mercado interno.

Por Rômulo Renan

Bruno Muniz 30 out 2018 - 17:46m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)

RC Tecidos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Cetias (Grande)
Sistemax (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)