.

Alunos da Unicesumar recebem orientação de coaching para alcançar sucesso nos estudos e na vida profissional


Trinta e nove mil alunos da Unicesumar, em todo o Brasil, estão aprendendo a organizar suas vidas e a planejar suas carreiras profissionais como disciplina obrigatória do primeiro ano dos 48 cursos de graduação da instituição na Educação a Distância (EAD). Batizada de Go – Projeto de Vida, a nova disciplina nasceu de um projeto criado pelo Departamento Pedagógico da Unicesumar para ajudar ao aluno da EAD a manter sua trilha de estudos. A partir da experiência inicial, focada especialmente na gestão do tempo, a instituição viu a necessidade de avançar e junto com o master coach Felipe Lima, que desde 1999 trabalha com pesquisa e desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Coaching, criou a primeira disciplina oficial do Ensino Superior no Brasil que ensina ao aluno a criar e executar seu Projeto de Vida.

Como projeto, o conteúdo da disciplina Go ficou disponível no ambiente virtual de aprendizagem da Unicesumar nos anos de 2016 e 2017 para adesão voluntária dos alunos da EAD. No segundo ano do projeto, 12.624 alunos construíram seus planos de estudos, a maioria dos cursos de Pedagogia (1.225), Administração (926) e Design de Interiores (782). Do total de participantes do Go, apenas 1.075 abandonaram os estudos em 2017, o que representa uma taxa de evasão de apenas 8,51%, bem menor que o índice nacional, que varia de 11% a 25% entre as instituições particulares, de acordo com o Censo EAD.br 2016 da Associação Brasileira de Educação a Distância.
“Desenhamos o projeto alinhado aos princípios de coaching, pois entendemos que o aluno precisa não só se organizar para estudar, mas também organizar a vida dele para poder ter o estudo incluído nessa organização e, consequentemente, ter sucesso na graduação e na vida profissional. Já no primeiro ano, percebemos que os alunos que participaram do projeto permaneceram conosco mais tempo, avançaram nos estudos e alcançaram melhores resultados”, explica Kátia Solange Coelho, diretora operacional de Ensino da Unicesumar.
Testado e aprovado, o projeto tornou-se disciplina obrigatória para tratar mais profundamente todos os aspectos da vida do aluno já no primeiro ano da graduação. O conteúdo da disciplina está dividido em cinco unidades. A primeira, trabalha a construção do projeto de vida, ajudando o aluno a identificar seu estágio atual e desenhar o estágio desejado, para poder traçar um plano de ação a partir de dez pilares: espiritualidade, família, relação conjugal, saúde e bem-estar, social e lazer, financeiro, profissional, desenvolvimento pessoal, realização e propósito e equilíbrio emocional.

Conteúdo da Assessoria


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso