Destaques Alunos da Unicesumar recebem orientação de coaching para alcançar sucesso nos estudos e na vida profissional

Alunos da Unicesumar recebem orientação de coaching para alcançar sucesso nos estudos e na vida profissional


Trinta e nove mil alunos da Unicesumar, em todo o Brasil, estão aprendendo a organizar suas vidas e a planejar suas carreiras profissionais como disciplina obrigatória do primeiro ano dos 48 cursos de graduação da instituição na Educação a Distância (EAD). Batizada de Go – Projeto de Vida, a nova disciplina nasceu de um projeto criado pelo Departamento Pedagógico da Unicesumar para ajudar ao aluno da EAD a manter sua trilha de estudos. A partir da experiência inicial, focada especialmente na gestão do tempo, a instituição viu a necessidade de avançar e junto com o master coach Felipe Lima, que desde 1999 trabalha com pesquisa e desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Coaching, criou a primeira disciplina oficial do Ensino Superior no Brasil que ensina ao aluno a criar e executar seu Projeto de Vida.

Como projeto, o conteúdo da disciplina Go ficou disponível no ambiente virtual de aprendizagem da Unicesumar nos anos de 2016 e 2017 para adesão voluntária dos alunos da EAD. No segundo ano do projeto, 12.624 alunos construíram seus planos de estudos, a maioria dos cursos de Pedagogia (1.225), Administração (926) e Design de Interiores (782). Do total de participantes do Go, apenas 1.075 abandonaram os estudos em 2017, o que representa uma taxa de evasão de apenas 8,51%, bem menor que o índice nacional, que varia de 11% a 25% entre as instituições particulares, de acordo com o Censo EAD.br 2016 da Associação Brasileira de Educação a Distância.

“Desenhamos o projeto alinhado aos princípios de coaching, pois entendemos que o aluno precisa não só se organizar para estudar, mas também organizar a vida dele para poder ter o estudo incluído nessa organização e, consequentemente, ter sucesso na graduação e na vida profissional. Já no primeiro ano, percebemos que os alunos que participaram do projeto permaneceram conosco mais tempo, avançaram nos estudos e alcançaram melhores resultados”, explica Kátia Solange Coelho, diretora operacional de Ensino da Unicesumar.

Testado e aprovado, o projeto tornou-se disciplina obrigatória para tratar mais profundamente todos os aspectos da vida do aluno já no primeiro ano da graduação. O conteúdo da disciplina está dividido em cinco unidades. A primeira, trabalha a construção do projeto de vida, ajudando o aluno a identificar seu estágio atual e desenhar o estágio desejado, para poder traçar um plano de ação a partir de dez pilares: espiritualidade, família, relação conjugal, saúde e bem-estar, social e lazer, financeiro, profissional, desenvolvimento pessoal, realização e propósito e equilíbrio emocional.

Conteúdo da Assessoria

Bruno Muniz 25 jun 2018 - 19:59m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)

Luciana Mendes (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Auto Planos (Grande)
Cetias (Grande)