Destaques 7 respostas sobre a ‘ ansiedade’ – Entrevista Especial

7 respostas sobre a ‘ ansiedade’ – Entrevista Especial


Trazemos hoje em nossa coluna, uma breve entrevista especialíssima com nossa amiga Psicóloga Dra Niedja Lidiane Neves Barboza (CRP – 02/16831), sobre este tema tão atual e que tanto tem chegado aos consultórios de saúde, no Brasil e no mundo, que é a ANSIEDADE, leiam até o final!

Nutricionista Helder: O que é a Ansiedade? 

Psicológa Niedja:  A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema (preocupação) no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia-dia. Como já dito, a ansiedade, que é caracterizada por sentimentos de preocupação ou medo, quando identificada em excesso pode transformar-se em doença – um distúrbio de saúde mental, desta forma, podendo interferir na vidadiária.

Nutricionista Helder: Como ela surge em nossas vidas e quais sinais e sintomas?

Psicológa Niedja: A ansiedade é a maneira do nosso organismo se preparar para momentos de perigo real/imaginário, ela antecede estes momentos. A ansiedade serve como alerta para que haja defesa de uma possível ameaça. Ela causa sensações corporais desagradáveis, tais como, falta de ar, aperto no peito, palpitação, frio no estômago, medo intenso, transpiração excessiva, tremor no corpo, aflição, agonia, impaciência e inquietação.

Nutricionista Helder: Existem graus de ansiedade, quais são? 

Psicológa Niedja: Os graus de ansiedade que existem são: ansiedade normal (leve), ansiedade moderada e transtorno de ansiedade grave.

Nutricionista Helder: Quais as faixas etárias mais acometidas?

Psicológa Niedja: É na fase adulta que os sintomas do distúrbio de ansiedade são mais acentuados, porém, é possível identificar traços do transtorno em outras faixas etárias. 

Nutricionista Helder: Falando um pouco em questões corporais e porque não dizer estéticas, qual a relação entre Ansiedade e Obesidade e/ou Sobrepeso? 

Psicológa Niedja: A ansiedade engorda, pois quando o indivíduo fica ansioso, além surgir a vontade desenfreada de consumir alimentos muito calóricos, há a liberação do hormônio cortisol que aumenta o acúmulo de gordura na barriga e diminui a massa muscular. Além disso, a ingestão de ansiolíticos – remédios controladores da ansiedade – também, pode engordar.

Nutricionista Helder: Quais os tratamentos adequados para cada nível de ansiedade e quando procurar um profissional? 

Psicológa Niedja: Para cada nível de ansiedade há uma forma diferente de realizar o tratamento, seja através de medicações ou do trabalho frente ao pensamento que cerca a situação da ansiedade – o acompanhamento psicológico. O tratamento acompanhado por psicólogo é importante, pois a ansiedade é um pensamento, uma sensação persistente, sendo o psicólogo o profissional capacitado e treinado para lidar com estas situações, desde o mapeamento de sua origem até a cura plena da ansiedade. A pessoa acometida pelos sintomas da ansiedade deverá procurar ajuda profissional quando o problema começar a atrapalhar a sua rotina e relações sociais.  

Nutricionista Helder: Qual a função e diferença do Psicólogo e Psiquiatra neste tratamento da Ansiedade em seus diferentes níveis?

Psicológa Niedja: O psiquiatra é o profissional que irá tratar o transtorno mental com a prescrição de medicamentos, ou seja, uma abordagem mais específica e intensa, quando o nível da ansiedade já encontrar-se avançado. Por outro lado, o Psicólogo é o profissional que analisa e estuda a mente e o comportamento das pessoas, fator que fará com que o paciente que sofre de ansiedade encontre a melhor maneira de lidar com a situação de medo ou de preocupação. 

Saúde é prevenção, busque ajuda profissional! Agradeço a participação da Dra Niedja Lidiane, e aproveitamos para divulgar que a mesma trabalha conosco em pacotes de Emagrecimento diferenciados, e atende na Clínica de Estética Avançada, em Santa Cruz (Agendamento e dúvidas de consultas: 997549399). Até o próximo post mais novidades do mundo da saúde e nutrição, e fiquem ligados no mais completo blog da região.

Nutricionista Helder Viegas

CRN6 10289 – Especialista em Nutrição Clínica

Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva

Instagram: @NutricionistaHelderViegas

Bruno Muniz 23 jun 2018 - 22:23m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Total (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sistemax (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Cetias (Grande)
Moda Center (Grande)