.

O que está por trás do aumento no combustível e a revolta da população — Por Rômulo Renan


Estamos vendo protestos por todos o país contra o aumento dos combustíveis. Isso tem se tornando uma comum no Brasil, protestar se tornou uma grande forma de externar a opinião em substituição a voto, este que anda muito descrente da sua efetividade.

O governo tenta mostrar medidas que resultam na melhora das contas públicas e na forma de governar, também afirma que nenhuma medida será com aumentos de impostos e que a população não suporta mais a alta carga tributária. Mas só tem acertado na segunda afirmação, que é a população não aguentar mais pagar contas, pois retirar subsídio é o mesmo que aumentar imposto.

A Petrobrás vem apresentando números positivos nos últimos anos, fato que foi comemorado pelo governo. Essa melhora foi devido a internacionalização dos preços praticados pela estatal. Os preços aumentaram sem a população reclamar nas ruas, então veio o aumento do petróleo a nível mundial recentemente, que de acordo com a nova política da Petrobrás repassa ao preço nas bombas. Essa questão foi a gota d’água para revoltar a população que não quer saber o motivo nem a causa.

Em meio ao desemprego, a uma crise econômica duradoura e um governo deficitário em suas contas, qualquer mudança no cenário internacional pode gerar dificuldades internas no país, e o pior é que o governo não tem “gordura” para queimar, seja em recursos ou credibilidade moral, restando só criticas  e revolta na população.   

Por Rômulo Renan

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso