Declaração se deu após polêmica envolvendo preservação histórica.
Foto: Divulgação |
Nesta terça-feira (24), o Blog do Bruno Muniz entrou em contato com Gilson Julião, secretário de Desenvolvimento Urbano do município de Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião o gestor da referida pasta foi questionado sobre as recentes polêmicas envolvendo o tombamento de uma cruz história instalar há vários anos no popular Cruzeiro da cidade.
Em entrevista ao Blog, Gilson destacou que houve inicialmente uma tentativa de salvar o monumento através da restauração, porém devido a ação do tempo o objeto histórico acabou caindo.
"O que houve e que foi tentando restaurar, mas o ferro por dentro estava todo corroído/enferrujado e quando mexeu nela foi abaixo. Em virtude disso foi feito outro do mesmo jeito para colocar no local. Inclusive essa base vai permanecer para colocar a nova cruz que estamos fazendo nos mesmos moldes e nesta mesma base", disse o secretário.
Foto: Divulgação |
Mais cedo uma nota havia sido emitida dando conta do assuto, na ocasião é ressaltado também que um outro monumento semelhante será construído na frente da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, a pedido da Paróquia de Santa Cruz do Capibaribe.
Confira a nota:
Confira a nota:
Nota - Cruzeiro
Com relação ao fato do cruzeiro da Avenida Padre Zuzinha, informamos que estava dentro do planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e atendendo um pedido da Paróquia de Santa Cruz do Capibaribe, em comemoração ao seu centenário para que fosse restaurado o cruzeiro atual e fosse construído outro monumento em frente a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel. O antigo cruzeiro estava com a estrutura completamente comprometida, devido à ação do tempo, o que colocava em risco a vida de fieis e também de populares que visitam o local.
A Prefeitura então construiu um monumento novo com parte do material reaproveitado do original que será inserido no mesmo ponto já conhecido por todos santa-cruzenses. E reforçamos que atendemos prontamente a solicitação da comunidade católica para que fosse construído um novo monumento que vai marcar as comemorações do centenário da paróquia em Santa Cruz do Capibaribe, pois o poder público municipal busca zelar o patrimônio Histórico de nossa cidade.