Sem policiamento nas ruas, ocorrências não estão chegando na delegacia.
Quem não conhece a atual condução dos trabalhos na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe pode ter a falsa impressão de uma diminuição no número de assaltos no município, porém o que está por trás disso preocupa. Nos últimos meses, com a grande transferência de policiais do 24º Batalhão da Polícia Militar para outras áreas, o número de PMs atuantes nesta área diminuiu consideravelmente. Sem policiamento, logo não temos um bom e completo registro de todas as ocorrências.
A redução de policiais nas ruas fez cair também o número de prisões em flagrante, principalmente relacionadas aos assaltos. Em dados enviados para a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o 24º BPM expõe uma situação favorável com números internos reais, porém que não condiz com a realidade das ruas, onde assaltos são registrados de hora em hora e atemorizam a população.
Entenda de maneira simplificada no nosso infográfico:
![]() |
| Imagem: Blog do Bruno Muniz |
A expectativa de dias melhores de fato está na chegada de mais policiais que serão destinados ao 24º BPM através da SDS. Mesmo assim, o número de agentes que devem desembarcar nesta área ainda é inferior ao que seria adequado para atender a tantas cidades (Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Vertentes, Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Taquaritinga do Norte).
Influência política
Uma das baixas no 24º BPM está na falta de prestígio que o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe adquiriu com o governador Paulo Câmara (PSB). Antes aliados declarados, hoje a relação entre o governador e Edson Vieira (PSDB) não é mais tão amistosa, situação essa que se dá mediante as articulações para o próximo ano, onde ocorrerão eleições.
A hipótese atual é que Câmara tenha limitado o policiamento no 24º tendo em vista o temor de não poder mais contar com o apoio do prefeito Edson. Um desses sinais está da recente demissão do coordenador da 27ª CIRETRAN especial de Santa Cruz do Capibaribe, Nilton, que é aliado político de Edson. O prefeito criticou a postura do governador por conta deste fato – relembre.


Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.