![]() |
| Foto: Divulgação |
Santa Cruz do Capibaribe – No último mês de outubro de 2016, o Blog noticiou o caso de um animal infectado com mormo, doença infecciosa que provoca debilitação em animais e pode inclusive ser transmitida para humanos. Na ocasião, um asno (jumento) passou vários dias agonizando, situação que incomodou e mobilizou os moradores da localidade.
Após todo um processo de diagnóstico que revelou a doença, o animal acabou sendo isolado e posteriormente sacrificado, já que não há, nestes casos, chances de tratamento e recuperação. Na época a nossa equipe conversou com os responsáveis pelo sacrifício necessário que se mostraram preocupados quanto ao contato de humanos com o animal – relembre este caso.
Na noite da última segunda-feira (16) a redação voltou a ser informada sobre um novo caso que possui características semelhantes a ocorrência anterior. Um animal da mesma espécie encontra-se agonizando e sem forças para se recompor, no bairro Nova Santa Cruz. De acordo com moradores que estão evitando se aproximar do animal, os sintomas que o mesmo apresenta são idênticos ao caso relatado no ano passado.
Há uma preocupação que os casos desta natureza tornem-se um problema de saúde pública. Recentemente a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe iniciou a retirada de currais da zona urbana já no intuito de evitar problemas como este. Atualmente o município ainda possui a cultura de uso de carroças e criação de animais de carga, cenário que torna mais propício o aparecimento de doenças.
A gerência de redação entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura do município, esta alegou que iria se pronunciar após verificar o caso junto a equipe de Vigilância Sanitária.


Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.