"A minha nora já foi picada", relata dona de casa que capturou vários escorpiões em um curto espaço de tempo
![]() |
| Foto: Jefferson Felipe |
Nesta quarta-feira (28) o Blog do Bruno Muniz recebeu mais uma denúncia de moradores preocupados com o aumento de aparições de escorpiões no bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe.
"A gente já cansou de ir na Secretaria de Saúde pedir providências, a casa da minha mãe está empestada de escorpiões, só hoje ela já matou três dentro de casa", conta Jefferson Felipe.
Segundo a população da Rua Paulo Arruda Aragão, o aumento das espécies peçonhentas no local pode estar ligado a um terreno baldio no local com condições favoráveis para os mesmos.
"Foram encontrados seis escorpiões, a minha nora já foi picada. Eu já fui na Secretaria de Saúde, um rapaz veio e fez uma dedetização, porém do lado da minha casa tem um terreno baldio e eu tenho certeza que é deste terreno que surgem (os escorpiões). Nós queríamos que alguém tomasse uma providência, porque minha casa é limpinha, mas esses escorpiões estão aparecendo e agora estamos ficando é com medo", disse Joana Darc, moradora da localidade.
Vale ainda destacar o tamanho dos escorpiões que foram capturados no local, grandes e que representam de fato um motivo de preocupação para os moradores. Os aracnídeos podem até mesmo provocar a morte de pessoas, sendo crianças e idosos os que mais correm este risco em caso de ataques.
![]() |
| Foto: Jefferson Felipe |
Especialistas alegam que os locais de acômodo e o período quente favorece a proliferação da espécie. Em todos os casos o blog recomenda como se posicionar em caso de picadas e também de prevenção. Confira as recomendações abaixo:
Em caso de ataque
No caso de picada de escorpião é necessário ir no hospital o mais rápido possível, para iniciar o tratamento e evitar complicações, como alterações no coração e dificuldade para respirar que pode ser fatal. Assim, logo após a picada deve-se:
Limpar o local com água e sabão;
Ir no pronto socorro mais próximo ou chamar o SAMU ligando para 192;
Aplicar uma compressa limpa e morna sobre a picada enquanto aguarda socorro ou vai para o hospital, porque alivia a dor.
Se não puder fazer estes passos, deve apenas aguardar socorro e não mexer na lesão, procurando controlar a ansiedade através de respirações profundas. Além disso, se for possível, pode-se levar o escorpião, também conhecido por lacrau, ou uma foto dele para o hospital, porque ajuda na identificação da espécie e a confirmar a gravidade da picada.
O que não fazer quando ocorre a picada
Depois de uma picada de escorpião não se deve:
Aplicar gelo ou compressa fria porque aumenta a dor;
Não fazer um torniquete, pois deve-se deixar o sangue circular;
Não aplicar nenhum tipo de produto sobre a picada, como álcool ou ervas;
Não fazer curativos pois podem causar infecção;
Não cortar, furar ou queimar a lesão.
A maioria dos casos de picada de escorpião não são graves, porém, quando as crianças são picadas a situação é mais grave elas necessitam de atendimento médico imediato porque é arriscado perder a vida.
Principais sintomas causados pela picada de escorpião
Normalmente, os sintomas surgem até 2 horas depois da picada e é frequente sentir:
Dor muito forte, que é semelhante a uma queimadura ou agulha e que aumenta quando se toca no local da picada;
Latejamento e formigamento no local da picada;
Inchaço no local da picada e círculo avermelhado à volta da lesão;
Suores intensos, arrepios, lacrejamento e nariz escorrendo;
Palidez e sonolência;
Vômitos;
Contrações musculares;
Batimentos do coração diminuídos e pressão baixa;
Temperatura corporal baixa.
Esta situação causa estresse e angústia e, por isso pode ocorrer a libertação de hormônios, como adrenalina, que pode causar outros sintomas como dor de cabeça, dificuldade para respirar e aumento da pupila, que é a parte mais escura dos olhos.
Tipos de picada de escorpião
Os tipos de picada de escorpião, chamada de escorpionismo, pode ser:
Leve: causando apenas sintomas no local da picada e geralmente não traz complicações graves;
Moderada: além dos sintomas locais, também pode causar náuseas, vômitos e suores;
Grave: os sintomas são muito intensos, causando batimentos do coração fracos e dificuldade para respirar, podendo levar à morte.
Estas alterações são mais frequente em crianças ou indivíduos com sistema imune fraco. Quanto mais sintomas estiverem presentes maior é o risco de complicações.
Exames para identificar o estado de saúde do paciente
Para avaliar o estado de saúde do paciente que foi picado por um escorpião o médico pode recomendar a realização de:
Exame de sangue, para avaliar a presença do veneno;
Eletrocardiograma para ver o funcionamento do coração;
Radiografia ao tórax para observar o pulmão;
Tomografia para verificar se ocorreu alguma alteração cerebral.
Estes exames ajudam a determinar o melhor tratamento.
Como é feito o tratamento no hospital
O tratamento para a picada de escorpião precisa ser feito no hospital mesmo quando a picada é leve e causa poucos sintomas, pois é necessário ficar em observação para verificar se o estado de saúde não agrava. Por isso, o paciente que foi picado tem que ficar ligado a vários aparelhos médicos para medir a frequência cardíaca e respiratória, a pressão do sangue, a quantidade de oxigênio e os batimentos do coração, sendo necessário ficar internado entre 6 a 48 horas.
Nos casos mais graves, onde são afetados os pulmões e o coração, o paciente pode ficar inconsciente e por isso é fundamental ficar internado no hospital na UTI porque corre elevado risco de morte e, nestes casos o paciente tem que:
Tomar analgésicos pela veia, como dipirona ou meperidina, que também podem ser injetados no local da picada como bupivacaína de 1 em 1 hora.
Remédios para controlar os vômitos, como bromopride ou metoclopramida pela veia;
Usar máscara de oxigênio para ajudar a respirar melhor ou usar outros aparelhos para conseguir respirar.
Além disso, pode ser necessário tomar soro antiescorpiônico para eliminar o veneno e manter a hidratação do corpo.
A picada de escorpião é perigosa?
A picada de escorpião é muito perigosa e se o tratamento não for feito no hospital nas primeiras 2 horas após a picada pode haver risco de morte. No entanto, quando o tratamento é iniciado rapidamente existem maiores chances de não ter complicações, principalmente nos casos leves ou moderados.
Nos casos mais graves, o risco de complicações é elevado e as primeiras 24 horas são as mais perigosas e instáveis, sendo que o acúmulo de líquido no pulmão e à diminuição da frequência cardíaca podem ser fatais.
No entanto, normalmente, os escorpiões não atacam o homem e o acidente ocorre quando se encosta a mão ou o pé no animal e, embora todos os escorpiões possuam veneno nem todos os venenos são perigosos.
Como evitar a picada de escorpião
Para prevenir a picada de escorpião deve-se evitar locais onde há lixeira como terreno baldio, com baratas ou muita umidade porque é mais frequente existir escorpiões nesses locais.
Além disso, em locais que se sabe que existem muitos escorpiões é importante observar diariamente a roupa, sapatos, roupa de cama e toalhas de banho antes de usar e colocar luvas de couro e sapatos fechados quando se mexe em materiais de construção, lenha, madeira e pedras, por exemplo.



Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.