Suplente Zezin Buxin deverá reger secretaria de sua escolha
![]() |
| Fotos: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
No último mês de outubro o atual prefeito de Santa Cruz do Capibaribe conseguiu se reeleger, mas alguns dos aliados do tucano Edson Vieira ficaram pelo caminho. Já de olho no segundo mandato, Edson articula-se neste momento para montar a sua equipe de governo, dando assim continuidade ao seu modelo administrativo.
Com diversos nomes de peso no grupo surgem vários dilemas; Edson deverá comportar com cautela alguns membros de seu secretariado, outros sequer cogita-se a possibilidade. Um dos nomes 'intocáveis' é o do secretário de Educação Joselito Pedro. Joselito saiu da secretaria momentaneamente durante as eleições, mas retornou e ao que tudo indica a secretaria não é uma opção negociável.
Dentre as especulações um outro secretário também deverá manter-se firme em seu posto. Gilson Julião assumiu a difícil pasta de Serviços Públicos em meio aos fracassos de secretários anteriores, mas conseguiu manter-se constante e supriu discretamente dificuldades do setor.
Para os bons conhecedores da política, a equipe de secretários é tão importante para um prefeito quanto a equipe que atua na câmara. Tendo isso como base, Edson certamente deverá evitar a fadiga com algumas outras mudanças, mas, outro grupo certamente preocupa o gestor público.
Do atual quadro de vereadores do grupo situacionista cinco não conseguiram renovar os seus respectivos mandatos, isso significa mais gente para o prefeito acomodar em seu plano de governo. Devido a grande demanda, é bem provável que pelo menos três dos vereadores não reeleitos fiquem de fora da administração do governo Vieira.
Afrânio Marques (PDT), Luciano Bezerra (REDE) e Narah Leandro (PSB) caminham neste momento em direções opostas no que diz respeito ao plano administrativo que será comandado por Edson Vieira e Dida de Nan (PSB) a partir de 01 de janeiro. José Elias Filho (PSDB) ficou de fora, mas comenta-se nos bastidores que o político está disposto a encarar o cargo que lhe for ofertado para participar do governo.
![]() |
| Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Dos cinco políticos com mandatos até 31 de dezembro, apenas José Manoel de Lima (Zezin Buxin - PSDB) deverá receber propostas de secretarias realmente tentadoras. Conhecido pelas expressivas votações, já há até especulações que um leque de alternativas foram expostas ao vereador e poeta.
As explicações para não participação efetiva dos vereadores no segundo projeto de governo de Edson não são mal assombradas, simplesmente representam um ciclo que é comum na política: "grandes personalidades não acomodam-se em ambientes pequenos".
Apesar de não terem conquistado novamente uma vaga na Casa Dr. José Vieira de Araújo, todos os vereadores possuem vidas profissionais em pleno andamento e certamente deverão retomar os seus projetos pessoais, isso independentemente de secretarias ou diretorias administrativas.
Por Bruno Muniz



Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.