Na eleição de 2012 onde o então prefeito Edson Vieira (PSDB), disputava a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe contra o ex-prefeito José Augusto Maia (PTN); um dos fatores que pesou para a derrota de Zé foram as denúncias que caíram sobre o ex-prefeito e ex-deputado, com relação a um suposto esquema de desvio de recursos por meio da merenda escolar. O fato ficou conhecido em todo Estado de Pernambuco como “o esquema da merenda”.
Por conta dessas denúncias, Maia teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e confirmadas pela Câmara de Vereadores, tornando o ex-prefeito inelegível.
Esta semana o tema merenda voltou a ser tema na disputa de 2016, mais precisamente na última quinta-feira (08), durante realização da Sabatina dos Professores da rede municipal. Na apresentação das ações do prefeito Edson Vieira mostrou vários avanços na educação, entre elas a implantação de água mineral para os alunos e melhoria da qualidade da merenda escolar. Porém está qualidade foi questionada por uma professora, onde afirmou que a merenda não estava assim tão boa como aparece na propaganda da prefeitura. Segundo a professora está acontecendo uma repetição no cardápio, principalmente o oferecimento de salsicha, o que não é um alimento adequado para ser consumido em grande quantidade.
O tema esquentou a sabatina, chegando gerar constrangimentos entre professores de situação e oposição. Após o encerramento do debate, o assunto “salsicha” passou a ser explorados pela oposição, durante o resto da semana, nas redes sociais, carros de sons e eventos políticos.
Procuramos informações de funcionários e pais de alunos para saber se a denúncia procedia. Uns afirmaram que a merenda é boa e balanceada, já outros reclamaram que a merenda era insuficiente para a quantidade de alunos e que também não era variada.
De qualquer modo, o prefeito deve fiscalizar a distribuição e a realização dos cardápios, pois pelo que vimos, tem merenda melhor em algumas escolas e piores em outra.
Por Marciel Aquino


Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.