Eleição municipal reflete diretamente nas vendas, afirmam comerciantes
| Manequins vestem cores das duas principais alas partidárias do município - Foto: Paulo Henrique |
O comércio do Polo de Confecções é repleto de detalhes incomuns. Além do Carnaval, São João e eventos esportivos, este ano outro setor anda aquecendo o mercado de venda de roupas. Foi-se o tempo em que os eleitores utilizavam as tradicionais camisas de candidatos confeccionadas com material inferior, com números (nomes e fotos) e não muito apreciadas visualmente.
Hoje o eleitor que opta por declarar o seu apoio explicito à determinados candidatos busca roupas mais discretas, confortáveis e com qualidade superior. Em Santa Cruz do Capibaribe, a aproximação do pleito municipal já começou a refletir diretamente nas vitrines das lojas nos quatro cantos do município, e a procura maior não é outra, o público busca por produtos com as cores que melhor representam os seus respectivos partidos.
| Desde que teve início as movimentações políticas a organização de produtos nas cores procuradas se tornou uma constante na loja do empresário santa-cruzense - Foto: Paulo Henrique |
Nosso repórter Paulo Henrique esteve visitando algumas lojas e constatou a veracidade da mudança no gosto de compra do consumidor local. Em conversa com o empresário Vagner Rufino, proprietário da loja Eiko Clounthing, fica evidente a demanda por roupas que remetem as cores partidárias locais.
"A procura é de ambos os lados, a gente fez mais (peças) e já estamos sentindo a grande diferença nesse sentido, no mercado em si, crescendo as vendas", disse o comerciante.
| Apesar do aumento na procura pelos produtos que remetem aos partidos por ambos os gêneros, a demanda para o segmento masculino ainda é maior - Foto: Paulo Henrique |
Obviamente a busca é maior por peças que levam as cores azul e vermelha, tons esses utilizados pelos dois principais grupos da cidade, mas, o comerciante afirma que o interesse por mercadorias que representam outros partidos também é comum. Para Wagner e outras centenas de comerciantes locais as eleições não são apenas um momento para exercício da democracia, mas para faturar com um novo perfil de consumidor, o eleitor declarado.
| Na bancada, cores que representam os quatro partidos que disputam as eleições municiais deste ano no município, amarelo (PSOL), azul (PSDB) e vermelho, (PTB e PMN) - Foto: Paulo Henrique |
Culturalmente neste período o público mais partidário opta por não se utilizar de vestimentas que os liguem à outros partidos que não seja aquele de sua preferência. Apesar de que, para alguns, esse ritual de só vestir determinadas cores acontece durante todo o ano, ou durante todos os quatro anos em que duram a administração municipal.
Ainda não há uma estimativa do setor comercial em si para o aumento na venda dos produtos em questão, porém os comerciantes estimam um crescimento de até 40% nas vendas até o final de outubro.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.