Resumo do Legislativo Santacruzense

Sessão plenária é marcada por discursos fortes prevendo disputa eleitoral.

Na tarde desta quinta-feira (09), os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe se reuniram mais uma vez para debater projetos e cumprirem o uso da tribuna em mais um momento que foi marcado pelas críticas e afrontas entre os parlamentares de ambas as bancadas.

Dentre os assuntos mais falados o grupo de situação ressaltou ações do governo Vieira e complementou os discursos com anúncios dos recentes eventos que o grupo partidário promoverá no município.

O grupo de oposição centrou as falas em necessidades que a população local vive, neste quesito principalmente o pré-candidato Fernando Aragão fez duras críticas ao atual gestor municipal.

Alguns vereadores ainda comentaram o fato do vereador Afrânio Marques não ter sido supostamente inserido em uma pesquisa de opinião popular que avaliaria a escolha do vice do atual prefeito. 

Veja os principais trechos dos discursos:

Ronaldo Pacas inicia tarde de reunião ressaltando ações de seu mandato
Ronaldo Pacas (PR) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Inicialmente, o vereador Ronaldo Pacas falou sobre o atendimento por parte da prefeitura, quanto aos seus requerimentos, e deixou registrado o péssimo atendimento que a operadora de telefonia Oi tem prestado à população de alguns bairros de Santa Cruz do Capibaribe.
“Outro requerimento de minha autoria, foi para a Comunidade da Quixabeira, onde solicitei que fosse implantado um posto de saúde naquela comunidade”, ressaltou.
Outros pontos destacados pelo vereador Ronaldo Pacas, foi a questão do comércio da cidade.
“O que tem se notado é que com relação a esse movimento que tem sido feito em torno da fiscalização que acontece no Polo de Confecções, pode-se observar que muitas das pessoas que tumultuam nem são confeccionistas e de repente aparecem tantos ‘salvadores da pátria’, que em outros momentos não fizeram nada em prol do bem comum dos sulanqueiros”, disse Pacas.
Ronaldo Pacas finalizou seu discurso convidando a toda população para acompanhar os eventos juninos realizados na cidade.

Luciano Bezerra sustenta ações do governo e faz discurso voltado para prestação de contas
Luciano Bezerra (REDE) - Foto: Burno Muniz \(Arquivo do blog)
O vereador Luciano Bezerra iniciou as suas falas ressaltando os recentes acontecimentos da política local e criticou os discursos dos parlamentares de oposição. De acordo com o vereador da REDE, as ações do atual governo estariam interferindo no comportamento dos oposicionistas.

Completando as suas falas Luciano citou projetos e ações do Governo Municipal que estão, segundo ele, contribuindo com a qualidade de vida da população local. Para Luciano um breve comparativo entre ambas as gestões mostraria uma evolução considerável do atual governo.

Já no encerramento do seu tempo da tribuna o vereador Luciano expôs algumas de suas ações, fazendo assim uma breve prestação de contas já prevendo o recesso que virá no período junino.

Narah faz breve prestação de contas de seu mandato
Narah Leandro (PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O discurso da vereadora Narah Leandro foi com base em ações de sua autoria que geraram desempenho de forma muito positiva para Santa Cruz do Capibaribe, como foi o caso do Conselho Municipal da Paz – COMPAZ, que contou com parcerias importantes, tanto do Poder Público Municipal (prefeitura) assim como também com a Câmara de Vereadores e com o 24º Batalhão e Secretaria de Defesa Social do município.
“O direito a segurança é prerrogativa constitucional indispensável, garantido mediante implementação de políticas públicas. É dever do Estado, mas responsabilidade de todos. Desde que fui eleita nessa cidade, como conselheira tutelar, que eu alerto o Poder Público sobre a necessidade de investir na educação para garantir a paz social. Se tivessem me ouvido, hoje nós não estaríamos vivenciando a tamanha insegurança na cidade”, disse Narah.
Narah falou ainda sobre as ações desenvolvidas por ela.
“Realizamos várias palestras e ações preventivas e o resultado foram cerca de 50 dias sem homicídios na época que esse trabalho foi desenvolvido. Tivemos a ousadia de escrever junto a população um Projeto que tinha como proposta de interligar as secretarias de inclusão social, mais saúde e segurança pública para transformar vidas. O Projeto Transformar não resolveu o problema de drogas, mas enfrentou de frente o problema e reduziu os índices de tráfico de drogas, mas o principal para mim, foi a retirada da favela Beira Rio, ali que era um ponto de fuga dos traficantes. Criamos também o Projeto Polícia Amiga, o que foi um sucesso nos bairros”, pontuou a vereadora.
Galego de Mourinha critica discursos de situacionistas
José Moura Filho (Galego de Mourinha - PTB) - Foto: Burno Muniz (Arquivo do blog)
Com um discurso voltado a analisar sobre o uso da tribuna dos vereadores que o antecederam, como Ronaldo Pacas e Luciano Bezerra, Galego de Mourinha fez uma reflexão acerca do comércio da cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
“Atualmente, a nossa cidade vive exclusivamente da confecção e até uma lavagem de carro, depende disso. Hoje a nossa preocupação não pode ficar apenas pensando no MEI, mas pensar em outras alternativas para o nosso comércio, porque hoje estamos vendo muitas lojas em nossa cidade. Antes, você ouvia falar que ia abrir lojas em nossa cidade, mas hoje, a preocupação é que essas empresas saiam de Santa Cruz do Capibaribe, porque isso gera desemprego para nosso município”, comentou Galego.
Galego falou ainda sobre a união dos políticos em propor ações que culminem em fatores positivos para toda população de Santa Cruz do Capibaribe. Galego de Mourinha finalizou seu discurso solicitando da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores respostas para a questão do carro que foi doado à Vila do Pará, que segundo ele, o carro não tem sido visto a serviço da população.

“Graças as boas economias que nós temos feito, nos possibilitou a fazer parcerias importantes com a prefeitura e desenvolvido bons trabalhos, em prol da população da cidade", diz Afrânio
Afrânio Marques (Professor Afrânio - PDT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O discurso do vereador Professor Afrânio foi voltado a fazer uma breve prestação de contas acerca da sua gestão enquanto presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.
“Graças as boas economias que nós temos feito, nos possibilitou a fazer parcerias importantes com a prefeitura e desenvolvido bons trabalhos, em prol da população da cidade. Dessa forma a gente vai contribuindo para fazer uma cidade melhor para todos e ficamos felizes quando nós pudemos desempenho para calçamentos de várias ruas da cidade, construção de praças públicas, compra de equipamentos para a Praça do CEU, construção da Praça do Albert Einstein e da Praça dos Paraibanos e temos a intenção de fazer muito mais”, relembrou.
O professor Afrânio Marques falou ainda sobre a questão do Concurso Público que será feito na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe e finalizou seu discurso fazendo uma análise sobre a questão econômica da cidade.
“Nós estamos vendo várias empresas fechando, vemos pessoas que eram empresários, com 10 funcionários, voltando a ser funcionários. É importante que todos vejam o momento em que estamos vivendo e que todos se sensibilizem, porque já conversamos com o prefeito, com todos os vereadores e que os salários dos vereadores, secretários e do próprio prefeito e vice-prefeito permaneçam sem reajustes”, finalizou.
“O que nós vemos é a violência aumentar, vemos o desemprego assolar a nossa cidade", dispara Hleinho
Hélio Aragão (Helinho - PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Helinho Aragão fez um discurso com base nas ações do presidente do legislativo, Afrânio Marques e observou que o presidente poderia muito bem fazer parte da pesquisa para compor a chapa para escolha do vice-prefeito do grupo do prefeito Edson.
“Com essas ações que o vereador Afrânio, que é presidente dessa Casa, o qualificaria para, pelo menos, está com o nome na pesquisa que foi feita para escolha do vice prefeito, mas que, ouvindo as rádios hoje pela manhã, não vimos sequer citar o nome de vossa excelência”, comentou Hélio.
Helinho Aragão continuou seu discurso falando sobre o discurso da vereadora Narah Leandro, onde analisou as ações que a vereadora destacou em seu discurso, sobretudo, com a questão do Compaz e o whatsapp para a Polícia Amiga.
“O que nós vemos é a violência aumentar, vemos o desemprego assolar a nossa cidade e jovens muitas vezes buscando seguir caminhos complicados e que nós vereadores temos sim que discutir isso aqui na Câmara. Hoje, recebi uma pessoa em meu gabinete um cidadão falando sobre a violência que está no Bairro Neco Aragão”, disse.
O vereador fez um apelo para que os órgãos competentes que atendam aos anseios dos moradores daquele Bairro.

"Eu, sinceramente, não entendo o que esse grupo fala em mudança", critica Dida de Nan.
José Raimundo Ramos (Dida de Nan - PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Dida de Nan fez um discurso falando sobre o evento que a oposição vai fazer, denominado, forró da mudança.
“Eu, sinceramente, não entendo o que esse grupo fala em mudança. Mudança pra que? Para esse grupo deixar a prefeitura da mesma forma que o prefeito Edson pegou? Ora, nós pegamos essa prefeitura sem médicos, com um monte problemas de infraestrutura, saúde e tantos outros problemas”, indagou.
Dida reforçou as obras da atual gestão, estendeu sua análise para várias outras comunidades e falou sobre as inúmeras ruas calçadas que a prefeitura tem feito.
“Ruas que já faziam mais de 20 anos sem calçamentos, eles ficaram tanto tempo no poder e agora acham que vão enganar o povo, porque o que essa bancada da oposição quer é apenas o poder. Vocês, toda vez que veem uma obra ser anunciada, vocês ficam torcendo para não sair. Estamos finalizando nossos quatro anos e todas as denúncias de vocês e nada foi comprovado. Saibam vocês, porque o que o povo quer ver é trabalho”, concluiu.
Zé Minhoca comenta tradições da 'Rua do Alto'
José Bezerra da Costa (PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Zé Minhoca iniciou seu discurso falando sobre a importância de reconhecer as boas histórias que norteiam o passado e remontam o futuro de Santa Cruz do Capibaribe.
Zé Minhoca relembrou sobre a Rua do Alto, destacou a cultura dos “negros da rua do alto”, que segundo ele, dignificam a cidade.
“Eu tenho enorme alegria em ter vivenciado toda essa cultura e amanhã, eu quero convidar a toda a população para poder fazer parte da entrega da revitalização da Praça da Rua do Alto”.
O vereador Zé Minhoca destacou ainda o trabalho do seu grupo político, onde, de acordo com ele, só tem feito bem, através da implantação de políticas públicas que dignificam a todos os santa-cruzenses.

Deomedes entra em defesa do Partido dos Trabalhadores
Deomedes Brito (PT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Deomedes Brito, com seu discurso muito peculiar e sempre a fazer análise da forma como tem sido desenvolvido o trabalho na gestão municipal, ele observou como era o trabalho do ex-prefeito, Toinho do Pará, que segundo ele, se fazia requerimentos e o prefeito não atendia. Em seguida, o vereador falou sobre a sua sigla partidária, o PT.
“Eu sou presidente do PT aqui na cidade e não me envergonho de dizer em lugar algum. Sou aliado do ex-presidente Lula e da presidente Dilma e todo mundo sabe que quem mais fez por esse país, foi o presidente Lula”, comentou o petista.
Deomedes seguiu seu discurso fazendo uma análise dos discursos dos vereadores da situação, onde foi falado que a eleição estaria garantida para Edson.
“Dizia Magalhães Pinto ‘eleição e mineração, só na apuração’, mas vocês ficam dizendo que ninguém ganha para Edson, mas tudo pode acontecer, inclusive, porque tem muita gente insatisfeita com essa gestão que está aí”, disse Deomedes.
Deomedes finalizou seu discurso dizendo que o vereador Afrânio Marques não tem prestígio em seu grupo político, porque sequer saiu em uma lista de pesquisa do grupo.

Zé Elias comemora requerimentos atendidos
José Elias Filho (PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Zé Elias fez um discurso parabenizando o trabalho que foi feito pela Gestão Municipal na Vila de Poço Fundo e relatou que todos os trabalhos tem sido desempenhado com muito zelo pela comunidade.
“Eu quero parabenizar a secretária Alessandra Vieira e a Juliana, muitas pessoas ficaram satisfeitas com o trabalho e dizer que eu também fico feliz em ver meus requerimentos sendo atendidos, porque o povo pede e a gente tem que solicitar”, complementou.
Zé Elias falou ainda sobre outros bairros, principalmente, o Pedra Branca, e enfatizou que tem feito os requerimentos necessários para a construção de calçamentos naquela comunidade.
“Outra coisa que eu quero dizer, é que o falaram muito da PE-160, e agora estamos vendo ficar pronta, graças ao empenho do nosso deputado Diogo Moraes”, pontuou.
Para finalizar, o vereador falou do Forró do Menino e enfatizou sua presença, pela primeira vez no evento.
Klemerson Ferreira (Pipoca - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O Projeto Transformar foi o tema inicial do discurso do vereador Pipoca, ele que é jovem e tem desempenhado um trabalho voltado para a juventude.
“Nós temos visto que só no governo Edson que essas pessoas, usuárias de drogas, tiveram uma importância com o Projeto Transformar”, disse o vereador abrindo as suas falas.
Pipoca enfatizou ainda a importância da Casa das Juventudes e destacou ações de cunho social que engrandece as oportunidades que são oferecidas para os jovens da cidade.
“Se nós vemos tantos jovens no mundo das drogas é porque no passado não foi dado oportunidade para essa juventude. Estive na comunidade da Palestina e fiquei muito feliz e saber que, mesmo distante, eles vão participar das ações realizadas na Casa das Juventudes”, comemorou Pipoca.
Pipoca falou de outras oportunidades que devem ser desenvolvidas em Santa Cruz do Capibaribe e citou o doce produzido na Vila de Poço Fundo, como sendo uma alternativa para o engrandecimento da economia daquela comunidade.
“Sabemos que a confecção é nossa maior economia, mas podemos buscar outras alternativas para implementar em nossa cidade”, disse.
O vereador finalizou seu discurso convidando a população para o lançamento do Bolsa Família Municipal.
“Vemos as dificuldades, mas mesmo diante dessas dificuldades, o prefeito Edson, muito sensível, implantou esse projeto e lança amanhã”, finalizou.
“Eu acho engraçado que essa gestão vive dizendo que pegou a cidade um caos", rebate Fernando
Fernando Aragão (PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Fernando Aragão levou à Tribuna, um discurso analítico sobre como a gestão municipal e relatou a forma como os discursos são desenvolvidos, sobretudo, pela atual conjuntura política no grupo de situação.
“Eu acho engraçado que essa gestão vive dizendo que pegou a cidade um caos, com ruas esburacadas, com dívidas, com muitos problemas, mas o que vemos é o ex-prefeito Toinho do Pará no lado deles. Quero mesmo ver como será o discurso no palanque, com Toinho do lado e eles dizendo como pegaram a cidade. Não sei se vai pegar bem, porque o povo não é bobo. Como vocês mesmos dizem, aceitem que dói menos”, criticou Fernando.
O vereador Fernando Aragão, fez uma análise sobre a atual gestão, criticou algumas delas e se mostrou falou da importância que é cuidar bem de Santa Cruz do Capibaribe.

“O vereador Fernando Aragão vem a esta Tribuna com raiva, falando alto e desafiando todo mundo", comentou Gomes
Júnior Gomes (PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
“O vereador Fernando Aragão vem a esta Tribuna com raiva, falando alto e desafiando todo mundo, mas toda vez que vou falar ele sai da plenária. É por isso que cada vez mais me convenço que o vereador Fernando não tem condições nem de ser líder de bancada, imagine o prefeito dessa cidade”, discursou.
Foi com essa análise que o vereador Junior Gomes deu início ao seu discurso na tarde desta quinta-feira. Em seguida, o vereador falou sobre a implantação do Bolsa Família Municipal.

Em seguida, Junior falou sobre suas ações enquanto vereador e relatou as inúmeras reuniões que o mesmo tem feito, sobretudo, em Recife, e de acordo com ele, em breve, a população poderá ter águas nas torneiras e enfatizou a importância de uma obra que será desenvolvida em Santa Cruz do Capibaribe que será a questão do tratamento do esgoto sanitário na cidade.

Para finalizar, Junior destacou a obra da PE-160, que está a todo vapor e que tem o empenho do Deputado Diogo Moraes.

Zezin Buxin pauta discurso nas dificuldades econômicas do país
José Manoel de Lima (Zezin Buxin - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Zezin Buxin iniciou seu discurso dando satisfação sobre a sua ausência nas inaugurações
“Quem me conhece sabe que eu, todas as noites faço meu trabalho, recebo as pessoas, marco as viagens delas é encaminho o profissional de saúde que elas necessitam, pois como todos sabem desde antes de ser vereador já fazia esse trabalho voltado para a área de saúde”, relembrou o parlamentar.
Para concluir, o vereador Zezin Buxin falou das dificuldades econômicas pelas quais o país está passando, porém fez ressalva em relação à situação de Santa Cruz do Capibaribe e analisou que, muitos dos imóveis que eram alugados na cidade, estão disponíveis devido ao alto índice de pessoas que conseguiram comprar suas moradias próprias.

Ernesto alfineta situacionistas
Ernesto Maia (PT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Ernesto Maia iniciou seu discurso falando sobre as reuniões que a bancada de situação fez inúmeras reuniões com os sindicatos, como a exemplo das reuniões que o presidente da Câmara, Afrânio Marques fez para tentar defender o prefeito, votar o parcelamento da previdência municipal.
“Vimos os vereadores da bancada do prefeito defender o prefeito com todas as forças e não vemos nada em troca, por parte do mesmo, a exemplo do presidente, que fez tudo, foi pedido pelo sindicato que retirasse o projeto e Afrânio ao invés de retirar o projeto, votou o projeto em caráter de urgência e aprovaram. Agora, vimos uma pesquisa e o presidente desta casa, nem o direito de entrar na pesquisa teve, porque se ele quiser sair em uma pesquisa, tem que pagar e o que vemos é os vereadores de sua própria bancada rindo do presidente”, comentou Maia.
Ernesto finalizou seu discurso falando sobre os problemas da administração municipal, onde, de acordo com ele, foram visitar um PSF e teve dificuldade para entrar.
“Nós fomos com o vereador Deomedes, ele que, inclusive, é presidente da Comissão de Saúde dessa Casa, e foi dito à nós que não poderia passar informações sobre o posto”, finalizou.

Com informações da Câmara Municipal

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem