$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Resumo do Legislativo Santa-cruzense

Denúncia referente ao Calçadão Miguel Arraes de Alencar, seca e insegurança predominam tarde de reunião em Santa Cruz do Capibaribe 
Tarde de reunião teve casa cheia - Foto: Assessoria da Câmara
Em mais uma sessão plenária realizada na tarde de quinta-feira (02), os vereadores por Santa Cruz do Capibaribe discutiram assuntos atuais sobre as questões que competem ao Poder Público do município.

A tarde de discursos foi de clima quente, mais até daquilo que se viu nas últimas semanas. Uma denúncia apresentada pelo vereador Carlos da Silva (Carlinhos da Cohab - PTB) contra a vereadora Narah Leandro (PSB) repercutiu e ganhou os noticiários locais.
Alunos de escolas públicas foram ao plenário para acompanharem os trabalhos do Legislativo - Foto: Assessoria da Câmara
Na ocasião o oposicionista trouxe uma denúncia afirmando que a vereadora Narah teria se favorecido com pontos de venda no Calçadão Miguel Arraes de Alencar. Em uso da tribuna Narah negou e rebateu as falas de Carlinhos, alegando ainda que um ex-cunhado seu estaria armando toda a situação - veja a matéria sobre este fato.

Os discursos dos demais parlamentares também foram postos em tom elevado. Vereadores aliados ao Governo Municipal entraram em defesa de Narah e pediram provas concretas sobre o ocorrido. Em contrapartida a oposição seguiu pontuando trechos da denúncia contra a vereadora situacionista.

Veja abaixo os principais trechos dos discursos:

Carlinhos da Cohab apresenta nova denúncia
Carlos da Silva (Carlinhos da Cohab - PTB) - Foto: Bruno Muniz
O vereador Carlinhos da Cohab iniciou seu discurso relatando que estaria usando a tribuna com tristeza e, enfatizou, que não tem nada pessoal contra a vereadora Narah Leandro, porém que fora procurado pelo ex-cunhado da vereadora.
“Eu recebi o seu ex-cunhado, e vou trazer esse assunto à tribuna para eu não ser omisso e também para a vereadora poder se defender. Daqui a pouco irei passar a gravação para a imprensa, porque o ex-cunhado revela que a vereadora Narah tem lojas e boxes no Calçadão Miguel Arraes de Alencar. Espero que isso seja apenas boatos e que vossa excelência possa se defender”, ressaltou o presidente.
O vereador continua seu discurso falando da denúncia que recebeu e que não poderia se omitir, porque senão poderá ser tratado como um vereador que faz acordo.
“Carlinhos é cabra macho e não faz acordos errados não”, finalizou.
Afrânio Marques critica denúncia elaborada por Carlinhos da Cohab e ressalta pavimentação de ruas
Afrânio Marques (Professor Afrânio - PDT) - Foto: Bruno Muniz
Com um discurso bastante contundente, o vereador Afrânio Marques trouxe uma reflexão sobre a denúncia que Carlinhos da Cohab fez contra a vereadora Narah.
“Eu peço que o senhor traga documentos das denúncias, porque caso contrário, a vereadora Narah poderá entrar com uma representação contra o senhor na Comissão de Ética desta Casa. É um direito se denunciar, mas eu tenho certeza que a vereadora vai se defender”, alertou.
Posteriormente, Afrânio relatou sobre sua atuação enquanto presidente do legislativo, enfatizando as parcerias da Câmara de Vereadores, onde juntamente com a prefeitura do município entregou mais quatro ruas calçadas.
“Quero destacar o trabalho do calçamento da Rua Pedro Teodoro Aragão, ‘rua da Unopar’, onde só lá tem cerca de mil alunos. Com essas parcerias a gente atinge objetivos diferenciados para a população de Santa Cruz do Capibaribe e temos conseguido melhorar a vida da população”, concluiu.
Ernesto Maia complementa denúncia de companheiro de bancada e cobra explicações de Narah Leandro
Ernesto Maia (PT) - Foto: Bruno Muniz
O vereador Ernesto Maia foi mais um vereador que levou à tribuna a repercussão da denúncia do vereador Carlinhos contra a vereadora Narah.
“Quero dizer que essa denúncia contra a vereadora Narah só vai ter algo, porque essa Casa não tem feito o seu papel, porque nós tivemos uma CPI aqui e não se fez como deveria. Quando na CPI, nós solicitamos a lista de todas as lojas e boxes do Calçadão Miguel Arraes, e a prefeitura nos disse que não poderia nos passar para não cometer um crime. Porque na hora de defender-se na CPI, como não teve ouvidas, a vereadora não teve como se defender e acabou vindo essa denúncia para a Tribuna, porque na hora de se discutir, jogaram para debaixo do tapete. Até a ata da CPI sumiu e até hoje não apareceu para eu assinar e, possivelmente, entrar na justiça. Então, hoje, essa Casa poderia não está passando por essa saia justa se a CPI tivesse feito o seu trabalho como deveria ter sido feito”, disse Ernesto.
Ernesto concluiu seu discurso relatando que existem muitos boxes e lojas no Calçadão que ninguém sabe quem são os donos.

Helinho comenta denúncia contra Narah e fala sobre problemas gerados pela seca
Hélio Aragão (Helinho - PTB) - Foto: Bruno Muniz
Com seu discurso também com modo a repercutir o discurso do vereador Carlinhos da Cohab, Helinho Aragão enfatizou a questão da denúncia onde falou que espera que a vereadora Narah possa se defender.
“Daqui a pouco a vereadora estará aqui na tribuna e a população aguarda a explicação da vereadora sobre esse suposto benefício que Narah tenha recebido no Calçadão”, comentou.
Em seguida, o vereador Helinho Aragão falou sobre a falta de água, sobre a falta de pagamento dos pipeiros.
“Tem hora que cansa falar sobre essa Compesa, porque ainda esta semana nós vimos o deputado Diogo Moraes ir às rádios dizendo que a população de Santa Cruz do Capibaribe pode ficar tranquila que a cidade receberá água do Prata. Eu só espero que a população da nossa cidade não seja mais uma vez enganada pela Compesa. Porque, até os pipeiros estão sem receber e espero que ninguém seja mais prejudicado do que já estamos sendo”, pontuou.
Narah se defende de acusações
Narah Leandro (PSB) - Foto: Bruno Muniz
 A vereadora Narah Leandro iniciou seu discurso trazendo à Tribuna os casos de violência contra as mulheres.
“Eu quero me solidarizar com todas as mulheres do país e dizer que hoje eu choro o luto pela violência sofrida pelas mulheres brasileiras. Há mais de 40 anos, no dia 18 de maio, uma criança de 13 anos foi brutalmente assassinada por um grupo de usuários de drogas. E nesse mesmo mês de maio, nós vemos uma série de publicações em redes sociais expondo uma adolescente de apenas 16 anos foi violentada por vários homens. Eu choro por ti meu Brasil que não sabe cuidar de suas meninas e mulheres”, comentou Narah.
Em seguida, a vereadora Narah respondeu a denúncia feita pelo vereador Carlinhos da Cohab.
“Hoje eu me sinto violentada psicologicamente pelo vereador Carlinhos da Cohab, porque a pessoa que tanto foi enaltecida pelo vereador, esteve sim no seio da minha família, é pai de dois dos meus sobrinhos. O vereador Carlinhos da Cohab traz uma denúncia de um cidadão dizendo que eu tenho box ou lojas no calçadão, por que ele não veio na CPI do Calçadão me denunciar? Porque quando essa pessoa procurou Carlinhos da Cohab, coincide com a época que ele invadiu minha casa e ameaçou a minha mãe, Joselma Bezerra, dizendo que ia matar a sua filha e eu fui chamada, fui a casa da minha mãe e tirei ele da minha casa. Eu sou mulher e não tenho medo do senhor nem de homem nenhum dessa cidade”, concluiu.
Ronaldo Pacas entra em defesa de companheira de bancada
José Ronaldo Pacas (PR) - Foto: Bruno Muniz
O vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso falando sobre a denúncia que foi feita contra a vereadora Narah Leandro e que espera que o vereador Carlinhos consiga trazer provas sobre as denúncias que ele fez.
“Eu tenho dito que muitas vezes os vereadores chegam com um discurso generalizado e diz que esses vereadores, generalizando a todos. Espero que você, Carlinhos, consiga provar, porque deve ser por isso que vossa excelência já foi condenado duas vezes, tendo que pagar danos morais, muitas vezes por falar de mais”, disse Pacas.
Ronaldo refletiu sobre a forma de atuação dos vereadores da oposição, relembrou sobre o fato da distribuição de um DVD tentando difamá-lo e enfatizou a importância de todas as denúncias, para serem feitas é preciso que haja consistência e tudo documentado.

Finalizando seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas falou sobre as emendas do deputado federal, Mendonça Filho, para os calçamentos de várias ruas de Santa Cruz do Capibaribe.

Zé Minhoca se defende sobre desfecho de CPI do Calçadão
José Bezerra da Costa (PSDB) - Foto: Bruno Muniz
“A CPI a qual eu, orgulhosamente, fui presidente, quero dizer que se houve qualquer coisa fora do comum na CPI a qual presidi, e que o vereador Ernesto Maia também foi membro, se ocorreu, e que não houve, o senhor no mínimo foi omisso”.
Com esse discurso o vereador Zé Minhoca enfatizou a lisura com que presidiu a CPI do Calçadão, a qual desenvolveu com responsabilidade e honestidade.
“O jogo sujo que o senhor era acostumado a jogar, nessa Casa não tem mais vez não”, falou.
Zé Minhoca falou sobre o seu trabalho e relatou acerca da conquista para os caminhoneiros, que ele foi a Brasília e conseguiu que os exames toxicológicos, agora exigidos para caminhoneiros, podem ser feitos aqui em Santa Cruz do Capibaribe.

O vereador finalizou seu discurso se dirigindo ao vereador Carlinhos da Cohab, dizendo que o mesmo fez uma denúncia leviana e aproveitou a oportunidade para ser solidário a vereadora Narah Leandro.
“Vamos trabalhar, parem de fazer denúncias sem fundamento, porque sinceramente, isso é de quem não tem nada o que fazer”, finalizou.
“Eu aceito que a oposição denuncie, agora só porque estamos em ano de eleição o senhor quer jogar denúncias de qualquer jeito", dispara Dida de Nan
José Raimundo Ramos (Dida de Nan) - Foto: Bruno Muniz
O vereador Dida de Nan trouxe à Tribuna na tarde desta quinta-feira (02), um discurso com foco na prestação de contas do trabalho desenvolvido pela gestão de Edson Vieira.
“Nós temos trabalho, a equipe da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe é uma equipe muito eficaz e nós temos entregado muitas obras que beneficiam a população como um todo”, ressaltou.
Dida de Nan, enfatizou o trabalho da vereadora Narah Leandro, solidarizando-se com a colega de partido e relatando que o vereador Carlinhos da Cohab trouxe uma denúncia contra a vereadora.

“Eu aceito que a oposição denuncie, agora só porque estamos em ano de eleição o senhor quer jogar denúncias de qualquer jeito e não é assim que se trabalha”.

Deomedes cobra explicações da situação para com questões mais recentes
Deomedes Brito (PT) - Foto: Bruno Muniz
O vereador Deomedes Brito iniciou seu discurso relembrando sobre a conduta de alguns vereadores, tendo como exemplo o vereador Zé Minhoca.
“Você ouvir o vereador Zé Minhoca falar sobre ética, um vereador que fez um requerimento para CPI e ele mesmo votou contra, não pode vir a esta tribuna falar de ética”, disparou o petista.
Deomedes continuou seu discurso falando também sobre a denúncia que Carlinhos da Cohab contra a vereadora Narah.
“Vereadora Narah, espero que a senhora possa se defender e dizer ao vereador Zé Minhoca que o trabalho de vereador não é arrancando toco não, mas de fiscalizar, fazer projetos, porque a denúncia que fizemos com relação a KMC, onde evitou-se gastar mais de 40 mil reais, graças a denúncia feita por nós vereadores da oposição”, explicou.
O vereador Deomedes elencou outra série de assuntos, como violência e a seca. “Quanto a violência, eu quero dizer que isso só vai ser resolvido quando homens e mulheres de bem forem as ruas lutar por mudança. E sobre a falta de água, é preciso que se cobre também, porque o governador sabia dessa falta de água e nada fez”, encerrou.
Zezin ameniza discursos enfurecidos e cobra conduta séria
José Manoel de Lima (Zezin Buxin - PSDB) - Foto: Bruno Muniz
Com seu discurso tranquilo, o vereador Zezin Buxin falou sobre a questão da ética que é preciso que os vereadores tenham, a fim de melhorar suas condutas de alguns vereadores.
“Eu quero dizer aqui que, para ser eleito não precisa pisar no pescoço de ninguém, mas infelizmente é o que nós temos visto aqui nessa tribuna e também na forma de agir de alguns vereadores. Vão nos atingir de muitas formas e temos que nos preparar para isso, porque o ser humano tem o hábito de prejulgar”, disse Zezin.
O vereador falou ainda sobre o seu trabalho e relatou que em uma determinada emissora de rádio, uma pessoa disse que Zezin Buxin tem muitos votos, mas não tem ação.
“Fica difícil explicar aos meus eleitores que me deram mais de 2 mil votos, porque isso chama-se reconhecimento, imagine se eu tivesse ações?”, questionou o vereador do PSDB.
Zezin finalizou seu discurso refletindo sobre o simples fato de não generalizar nem pré-julgar, pois segundo ele, quem faz pré-julgamentos, um dia terá que pagar por eles, se não for na justiça da terra, será pela justiça de Deus.

"Se houve a denúncia, que se apure sobre até onde isso é verdade ou não”, diz Galego.
José Moura Filho (Galego de Mourinha - PTB) - Foto: Bruno Muniz
O vereador Galego de Mourinha iniciou seu discurso falando sobre a denúncia do vereador Carlinhos da Cohab contra a Vereadora Narah.
“Eu quero dizer que diante dessa denúncia do vereador Carlinhos a gente não pode calar. Se houve a denúncia, que se apure sobre até onde isso é verdade ou não”, cobrou Galego.
O vereador continuou seu discurso falando sobre a questão da segurança.
“Santa Cruz do Capibaribe é uma piada no quesito segurança. Não é porque aconteceu com a minha família. Domingo passado, dois sobrinhos meus foram assaltados na porta da minha casa e quando se vai ao Batalhão para tentar resolver, se ouve que não se tem viaturas porque estão quebradas. Eu me lembro que na época da nossa gestão, a prefeitura repassava 7 mil reais para ajudar no trabalho da PM”, comentou.
Finalizando seu discurso, o vereador Galego falou sobre a iluminação pública, que segundo ele, existem muitos postes com lâmpadas queimadas pela cidade, colaborando para o aumento da insegurança da cidade.

“Esse vereador tem é que trabalhar para justificar o salário que ele recebe do povo", diz Júnior Gomes sobre Carlinhos da Cohab
Antônio Gomes Bezerra Júnior (PSB) - Foto: Bruno Muniz
O vereador Junior Gomes iniciou seu discurso falando sobre o discurso do vereador Deomedes, que segundo Junior Gomes, o mesmo vereador que fala que tem que fiscalizar e combater a corrupção, votou a favor das contas do ex-prefeito que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
“Mas, sabem vocês de qual partido o vereador Deomedes é presidente aqui na cidade? Do PT, o PT da ex-presidente Dilma que quebrou o País”, criticou o vereador.
Junior continuou seu discurso falando sobre o trabalho que a gestão do prefeito Edson Vieira tem feito é em prol da população. 
“Eu acho engraçado quando o vereador Fernando Aragão falou que o prefeito Edson estava faltando com a verdade, e que a Central das Feiras não ia sair do papel, porque era com dinheiro do FEM e que o FEM estava quebrado. Mas, a Central saiu e hoje o vereador Fernando Aragão vai comprar carne em São Domingos, porque não tem coragem de ir a Feira para ver a grandiosidade daquela obra”, alfinetou Gomes.
Junior Gomes finalizou seu discurso sendo solidário a vereadora Narah e relembrando sobre a questão da denúncia feita pelo vereador Carlinhos da Cohab.
“Esse vereador tem é que trabalhar para justificar o salário que ele recebe do povo. Porque a primeira coisa que esse vereador fez foi ir mexer no lixo da casa da vereadora Narah”, encerrou. 
Fernando volta a criticar ações da gestão Vieira
Fernando Aragão (PTB) - Foto: Bruno Muniz
O último orador da Tribuna da 18ª Reunião Ordinária, o vereador Fernando Aragão fez um breve relato sobre a gestão do prefeito Edson Vieira, além de uma análise dos discursos dos vereadores.
“Essa gestão que pediu uma chance, você vai a um posto de saúde e pode observar que a chance não foi uma boa coisa, porque se não fosse o governo federal colocar uns médicos cubanos para atender o povo, estaria bem pior. Aí você vai falar sobre a questão da violência, e vemos que na cidade não tem segurança, mas dizem que isso compete ao Estado”, comentou Fernando.
Dando continuidade ao seu discurso, o vereador Fernando Aragão falou também sobre os desmandos que acontecem na gestão municipal.
“Eles disseram que calçaram 8 ruas no Dona Lica e que a cidade avança, mas se vocês forem hoje nas ruas, poderá observar que já existem ruas com buracos, porque tudo é muito mal feito”.
Para finalizar o seu discurso, o vereador Fernando Aragão, falou sobre o trabalho da oposição, assim como também, dos requerimentos que a oposição faz.
“Já são mais de 200 requerimentos, e nenhum é atendido. Nós não podemos ficar calados, e quando se requere, o prefeito não respeita essa Casa”, pontuou.

Com informações da Câmara Municipal

0 Deixe seu comentário

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.