Falta justamente 30 dias (05/07/2016), data a partir da qual, observado o prazo de quinze dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos, é permitido ao postulante à candidatura a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária com vistas à indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 1º).
Em santa Cruz do Capibaribe, não deve haver disputa pela indicação do cargo para prefeito. Pelo grupo de situação o atual prefeito, Edson Vieira (PSDB), concorrerá à reeleição e não enfrentará nenhum concorrente no grupo. Pela oposição a maioria dos partidários apoia a candidatura o vereador Fernando Aragão (PTB), sendo que tem um pequeno grupo que defende o nome do ex-prefeito José Augusto Maia (PTN), como candidato pela quarta vez. Temos também a candidatura alternativa de Rodolfo Aragão (PSOL), definida.
Se por um lado os candidatos a prefeitos estão definidos, a disputa para vice continua cada dia mais acirrada, principalmente do lado da situação. Temos pelo menos cinco nomes na disputa: Dida de Nan (PSB), Narah Leandro (PSB), Luciano Bezerra (REDE), Afrânio Marques (PDT) e Joselito Pedro (PSB), podendo surgir outro ou outros nomes surpresa. Já na chapa de oposição, a disputa está entre dois nomes: Flávio Pontes (PTB) e Tallys Maia. Fala-se que não existe disputa pela vaga, pois caberá a Zé Augusto, indicar o vice na chapa Taboquinha. Até o momento também não foi anunciado o vice de Rodolfo.
Em Taquaritinga do Norte ainda continua a disputa para saber quem será o candidato no grupo do atual prefeito. O vice Lero (PR) não abre mão e o prefeito Evilásio (PSB), insiste em manter seu escolhido, o comerciante Gena. Pelo que tudo indica irão para o bate chapa e sair duas candidaturas, pela situação. E se confirmado, quem sairá ganhando será o ex-prefeito Jânio Arruda (PSD), que conseguiu unir as oposições em prol de sua candidatura.
Em Brejo da Madre de Deus já está praticamente definida as candidaturas. Pela situação o empresário Rubinho Nunes (PC do B), será o indicado pelo atual prefeito, Dr. Edson (PTB). E pela oposição o ex-prefeito Roberto Asfora (PSDB). Assim como a maioria das cidades, também não foram anunciado as vices nas duas alas políticas do Brejo.
Em Toritama já existem pelo menos três candidaturas definidas: O atual prefeito Odon (PSB), a atual vice-prefeita Lucinha (PSDB) e o empresário Edilson Tavares (PMDB). Os vices dos três candidatos da 'Terra do Jeans' ainda não foram anunciados. Recentemente foi divulgada uma pesquisa que esquentou o clima político em Toritama. Na referida pesquisa Lucinha aparece na liderança com 41%, seguida por Odon 21% e Edilson 14%.
Não sabemos se é pela questão nacional, que deixou o eleitorado ainda mais desmotivado para votar, mas está se aproximando o dia as convenções e ainda não foram definidos os pré-candidatos, em muitas cidades do país.
Por: Marciel Aquino