Foto: Bruno Muniz (Arquivo) |
O desfecho do impeachment de Dilma finalmente deslanchou o processo eleitoral nos municípios. Além da devolução dos cargos dos tucanos, o governador Paulo Câmara, do PSB, decidiu também cobrar o mesmo dos Democratas, que lançaram o nome da deputada estadual Priscila Krause como candidata a prefeita do Recife, em disputa com o socialista Geraldo Julio.
A decisão de Paulo Câmara ocorreu ontem (11). O principal quinhão dos Democratas na gestão Paulo Câmara é o Lafepe.
Os socialistas não gostaram que os democratas tenham anunciado uma candidatura contra Geraldo Julio, sem ter entregue os cargos na gestão municipal e estadual.
Mais cedo, o Blog de Jamildo revelou que Paulo Câmara, aliado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, pediu hoje, com toda a gentileza, ao presidente estadual do PSDB, Antônio Moraes, que o partido entregasse os cargos que detém na máquina pública estadual.
O partido concordou com a decisão e fará a entrega dos cargos. Atualmente, os tucanos detém principalmente cargos no Porto do Recife, Jucepe e Secretaria de Trabalho, Emprego e Micro Empresa, com Evandro Avelar.
O caso de Avelar é mais emblemático porque o nome dele vem sendo apontado como uma das opções de candidatura do PSDB em Jaboatão dos Guararapes, na sucessão do tucano Elias Gomes. O executivo, que já dirigiu a estatal Grande Recife Transportes, está neste momento em reunião com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas.
A movimentação marca a delimitação de espaços para a disputa eleitoral nos municípios. Com o desfecho do impeachment, que estava travando a campanha nos municípios, os atores finalmente assumem suas posições de forma mais clara no tabuleiro da política.
Até então, os socialistas nutriam esperanças de contar com o apoio do PSDB para a campanha de reeleição de Geraldo Julio. Com o gesto, não há mais dúvida de que o tucano Daniel Coelho será candidato e terá o apoio da legenda.
Com informações do Blog do Jamildo